Pedro Morais Psicólogo Clínico | Coordenador Projeto +Abraço

Projeto +Abraço Aveiro

06/04/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Projeto +Abraço Aveiro

04/06/2020 | Opinião

No final de 2014, a Associação Abraço iniciou um projeto de rastreio ao VIH e outras Infeções sexualmente transmissíveis (IST), com recurso a Unidade Móvel de Saúde (UMS), no distrito de Aveiro. A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Infeção VIH e SIDA, reconhecendo como prioritária a aposta no diagnóstico precoce do VIH, abre concursos e passa a cofinanciar projetos em territórios onde se verificam as maiores taxas de incidência da infeção.

Aveiro, apresentando-se como o 5º distrito do país com maior taxa de incidência para o VIH, é um dos territórios em que a Abraço passa a dinamizar no terreno o Projeto +Abraço Aveiro, com objetivo principal de diagnóstico precoce em populações consideradas prioritárias, nomeadamente as trabalhadoras do sexo e seus clientes, homens que têm sexo com homens, migrantes e população sem-abrigo.

A equipa técnica deste projeto – Psicólogo, Enfermeiro, Supervisor Clínico e coordenação, constroem-se nesse sentido, formando e capacitando pessoal técnico para no terreno colocar em prática as ações necessárias ao cumprimento dos objetivos. Entre eles, destacam-se a promoção da literacia em saúde para a prevenção das IST, sessões de rastreio às IST, de forma anónima, confidencial e gratuita, com informação pré-teste e aconselhamento pós-teste, garantir a referenciação e o acesso eficaz das pessoas com resultados reativos para o Serviço Nacional de Saúde e a promoção no combate ao estigma e à discriminação associados a estas infeções.

Para o distrito de Aveiro, com uma abrangência geográfica de 19 municípios e 2 regiões – norte e centro, desenhou-se este projeto com uma das suas metodologias principais a ser o recurso a giros em UMS. Dessa forma, o alcance do território e respetiva abrangência de população por parte da equipa técnica tornou-se possível. A intervenção de proximidade, junto de populações como as trabalhadoras do sexo, migrantes, minorias étnicas e população sem-abrigo, passou a ser facilitada pela mobilidade e aproximação da equipa técnica aos seus territórios, colmatando as barreiras e dificuldades que estes encontram em se deslocar aos cuidados de saúde primários.
Durante 5 anos, este projeto esteve ativo e em funcionamento exclusivamente com recurso a UMS, estabelecendo inúmeras parcerias e trabalhando em conjunto com a maioria das equipas existentes no território. Este modelo de outreach mostrou-se importante e essencial para conseguirmos uma fotografia do diagnóstico das populações nos diferentes locais do distrito.
Hoje, analisando a experiência e resultados de terreno e a evolução epidemiológica do nosso país, torna-se impreterível refletir sobre as potencialidades e limitações das metodologias deste projeto, de forma a ajustá-lo o mais próximo da realidade existente.
A incidência da infeção pelo VIH no nosso país tem-se concentrado essencialmente em dois grupos – população geral e a população de homens que têm sexo com homens. Uma das limitações sentidas no terreno pela equipa técnica, apresentou-se na capacidade de alcance desta população em números significativos, com recurso exclusivo à UMS. Percebemos que a UMS é uma ferramenta de trabalho com inúmeras vantagens, permitindo a abrangência de certas populações que sem essa mobilidade não seria possível, no entanto, para outras populações acaba por não ser o contexto preferencial de procura deste rastreio. Os motivos identificados por essa população, que os limitam em aceder à UMS, passam pela dificuldade em encontrar um horário disponível coincidente com a presença da UMS no território desejado e, pelo estigma e preconceito relacionados com o acesso a uma UMS de rastreio às IST.
No início do ano corrente, de forma a responder a esta realidade, a Abraço complementa a sua intervenção com a abertura de um Centro Comunitário de Rastreio fixo no centro da cidade de Aveiro, em contexto de gabinete. Local geograficamente privilegiado no distrito, com acessos facilitados, aberto de segunda a sexta-feira, permitindo à população interessada em realizar os rastreios, recorrer a um local com horário abrangente, onde se mantém a intervenção de forma anónima, gratuita e confidencial. O recurso a UMS mantém-se ativo, possibilitando manter o alcance de certos territórios prioritários, tanto para rastreio, como para ações de sensibilização e divulgação.

Contactos

Morada:
Rua Conselheiro Luís de Magalhães, nº37, R/C, Loja D, 3800-137 Aveiro

Telefone:
937 157 270

Email:
maisabraco@abraco.pt

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights