COVID-19, ciência falsa e teorias da conspiração

4 de Junho 2020

A teoria da conspiração relativa ao COVID-19 avançada pela médica Judy Mikovits é demonstrada falsa, e muito dela deriva de uma fraude científica elaborada pela própria e por vários colegas em 2009.

Que fraudes científicas do passado estão no coração de algumas das teorias da conspiração anti vacinação e anti-COVID19? Os detalhes podem ser consultados no comentário “ Fake Science: XMRV, COVID-19, and the Toxic Legacy of Dr. Judy Mikovits (n imagem).”, incluido na publicação, peer review, “AIDS Research and Human Retroviruses”.
A teoria da conspiração relativa ao COVID-19 avançada por Mikovits é demonstrada falsa, e muito dela deriva de uma fraude científica elaborada pela própria e por vários colegas em 2009.
“Não existe debate legítimo a ter nestes assuntos e qualquer credibilidade concedida a estas perigosas conspirações levará a um sofrimento ainda maior resultante do COVID-19. Mantenham-se bem longe da pandemia e das declarações da Judy Mikovits”, dizem os autores Stuart Neil, da King’s College em Londres, e Edward Campbell, da Escola de Medicina de Stritch na Universidade de Loyola Chicago.
Thomas Hope, chefe de redação do AIDS Research and Human Retroviruses e professor doutorado de Biologia Celular e Molecular na Feinberg School of Medicine da Northwestern University, em Chicago, diz que: “Com desejo crescente do público para compreender o que pode sobre a pandemia, combinado com a desinformação como a produzida pela senhora Mikovits, é crítico que todos os cientistas façam o que podem para educar o público e revelar as informações falsas”.

NR/HN/João Daniel Ruas Marques

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IPO Lisboa nomeia Graça Freitas provedora do utente

A presidente do conselho de administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa), Eva Falcão, anunciou hoje que a antiga diretora-geral da Saúde Graça Freitas vai ser a provedora do utente daquela unidade hospitalar

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

MAIS LIDAS

Share This