COVID-19, ciência falsa e teorias da conspiração

4 de Junho 2020

A teoria da conspiração relativa ao COVID-19 avançada pela médica Judy Mikovits é demonstrada falsa, e muito dela deriva de uma fraude científica elaborada pela própria e por vários colegas em 2009.

Que fraudes científicas do passado estão no coração de algumas das teorias da conspiração anti vacinação e anti-COVID19? Os detalhes podem ser consultados no comentário “ Fake Science: XMRV, COVID-19, and the Toxic Legacy of Dr. Judy Mikovits (n imagem).”, incluido na publicação, peer review, “AIDS Research and Human Retroviruses”.
A teoria da conspiração relativa ao COVID-19 avançada por Mikovits é demonstrada falsa, e muito dela deriva de uma fraude científica elaborada pela própria e por vários colegas em 2009.
“Não existe debate legítimo a ter nestes assuntos e qualquer credibilidade concedida a estas perigosas conspirações levará a um sofrimento ainda maior resultante do COVID-19. Mantenham-se bem longe da pandemia e das declarações da Judy Mikovits”, dizem os autores Stuart Neil, da King’s College em Londres, e Edward Campbell, da Escola de Medicina de Stritch na Universidade de Loyola Chicago.
Thomas Hope, chefe de redação do AIDS Research and Human Retroviruses e professor doutorado de Biologia Celular e Molecular na Feinberg School of Medicine da Northwestern University, em Chicago, diz que: “Com desejo crescente do público para compreender o que pode sobre a pandemia, combinado com a desinformação como a produzida pela senhora Mikovits, é crítico que todos os cientistas façam o que podem para educar o público e revelar as informações falsas”.

NR/HN/João Daniel Ruas Marques

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Javier Jiménez (PharmaMar): “A inovação é o principal motor do nosso negócio”

Em entrevista exclusiva ao HealthNews, Javier Jiménez, Chief Medical Officer da PharmaMar, revela os avanços mais recentes do pipeline da empresa, os projetos em curso, a estratégia de inovação e a análise financeira, sublinhando o compromisso contínuo da PharmaMar com a investigação em oncologia baseada em compostos marinhos.

Médicos reforçam importância do diagnóstico precoce das doenças inflamatórias do intestino

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) está a promover uma campanha nacional de consciencialização para as Doenças Inflamatórias do Intestino (DII), que afetam mais de 25 mil pessoas em Portugal. Esta iniciativa surge no âmbito das comemorações do Dia Mundial das DII, assinalado a 19 de maio, e reforça a urgência de um diagnóstico mais rápido, de um acesso mais equitativo e de um acompanhamento contínuo e multidisciplinar.

Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa organiza o seu I Congresso a 24 de maio

A Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (SCML) vai realizar o seu I Congresso no próximo dia 24 de maio de 2025, no Medicina ULisboa Campus de Torres Vedras. Sob o tema “Repensar a Medicina: Inovação, Colaboração e a Saúde do Futuro”, o evento propõe-se a ser um espaço de reflexão e debate sobre os principais desafios da medicina contemporânea.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights