Câmara de Évora apela à reabertura das extensões de saúde das freguesias rurais

8 de Junho 2020

A Câmara de Évora apelou hoje à "urgente" reabertura de todas extensões de saúde das freguesias rurais do concelho, encerradas em março devido à pandemia de covid-19, dada a atual fase de desconfinamento.

Numa tomada de posição aprovada por unanimidade na mais recente reunião do executivo municipal e hoje divulgada, a câmara lembra que as extensões de saúde foram encerradas no quadro das medidas de prevenção e combate à propagação da epidemia de covid-19 decretadas pelo Governo.

“Tendo em conta o contexto em que a população esteve sujeita a medidas de confinamento, em particular os chamados ‘grupos de risco’, e a sérias restrições à circulação”, o município alentejano considera que “o encerramento destes serviços públicos se configurou como uma verdadeira suspensão do acesso à saúde para muitos cidadãos residentes nestas freguesias”, lê-se num comunicado da autarquia.

Num momento em que o país retoma progressivamente a sua atividade económica e social, segundo a Câmara de Évora, “o acesso a cuidados de saúde de proximidade não pode ser posto em causa”.

Por isso, aprovou a tomada de posição a apelar às entidades competentes para a “urgente reabertura” de todas as extensões de saúde que foram encerradas, bem como para o reforço dos seus meios.

Também o município vizinho de Montemor-o-Novo já exigiu a “reposição” dos serviços públicos no concelho, apontando em particular os da área da saúde, na sequência da pandemia de covid-19.

Portugal contabiliza pelo menos 1.479 mortos associados à covid-19 em 34.693 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Obesidade e Cancro: Investir em saúde, para poupar na doença

Prof. Dr. Gil Faria: Cirurgião especialista em Cirurgia da Obesidade e Metabolismo; Coordenador dos Centros de Tratamento da Obesidade do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e do Grupo Trofa Saúde; Professor da FMUP; Investigador clínico na área da Cirurgia Metabólica e Obesidade

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights