Rui Cernadas Assistente Graduado MGF

Envelhecer antes e depois do covid-19…

06/12/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Envelhecer antes e depois do covid-19…

12/06/2020 | Opinião

Os cuidados médicos aos mais idosos e aos mais frágeis eram um desafio crescente nas sociedades mais desenvolvidas.
Em boa medida pelos efeitos deletérios e pelas interacções de esquemas terapêuticos pesados, alargados ou demasiado “ambiciosos”. Conhecem-se aliás dados sobre a incidência, potencial de risco e custos associados com impacto, quer em matéria de segurança em geral, quer de iatrogenia em particular.

Em síntese, dir-se-ia que a população idosa consome mais medicamentos do que as de idade mais baixa e está mais sujeita à ocorrência de eventos adversos.

Todas as projecções sobre a longevidade e a resolução de muitas das situações e das complicações que encurtavam a vida dos pacientes acentuam ou acentuavam a complexidade daquela gestão.

O problema em torno da prescrição inapropriada e as ferramentas disponíveis para a sua identificação justificaram publicações e comunicações sucessivas e repetidas. Entre nós, por exemplo, a operacionalização dos Critérios de Beers tornou-se quase viral no esforço de alerta dos profissionais de saúde. Mas terá atingido tal desiderato?

Mas o cenário pandémico em que caímos com estrondo, luto e prejuízo, veio mostrar que o esquecimento do risco infecto-contagioso, sobretudo nestes escalões etários mais avançados e em contexto de institucionalização, sublinha o carácter global e integral do binómio doença-saúde.

A infecção pelo novo coronavírus veio de forma severa e inesperada recordar outros riscos, bem mais antigos e sérios. A ideia de mudança do paradigma das doenças infeciosas e da malnutrição para o das doenças crónicas, sendo verdadeira à data de chegada do “bicho”, mostrou que nem foi definitiva, nem absoluta.

A continuidade de cuidados ao longo da vida obriga a reflexão e face à mortalidade verificada, um pouco por todo o lado, com uma responsabilidade moral e ética acrescida de sentido estratégico.

Tem que se assegurar uma integração de cuidados e dos processos assistenciais, garantindo a esta população institucionalizada, uma oferta abrangente que vise a preservação das suas reservas funcionais, a promoção da reabilitação e modelos de autonomia adaptados, a observância de regras de prescrição correctas, a articulação formal entre todos os agentes prescritores de cuidados.

E o Estado, pelo seu Serviço Nacional de Saúde, pode e deve ser o regulador de tal estratégia.

O envelhecimento caracteriza-se por alterações psicológicos certamente, mas sobretudo por um declínio biológico das capacidades adaptativas orgânicas. Este curso bem identificado traduz-se numa probabilidade acrescida de patologia, de qualquer patologia, de precipitação e aceleração do fim da vida.

Tantos idosos falecidos ou a letalidade nestes escalões etários não foram fenómenos inexplicáveis. E se a pandemia pelo COVID-19 se tornou pública e dramática, a sobrecarga anual registada sobre as unidades de cuidados intensivos por formas diversas de pneumonia ou nos períodos de gripe sazonal – de conhecimento dos profissionais e instituições de saúde e das autoridades de saúde pública deveria merecer idêntico tratamento e comunicação à população em geral.

Sobretudo quando, num momento em que a nossa vida parece depender duma nova vacina que tarda em chegar, se desperdiçam, rejeitam ou ignoram as oportunidades de vacinação existentes e disponibilizadas!

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights