Especialistas alertam para aumento de problemas oculares no verão

25 de Junho 2020

A Sociedade Portuguesa de Oftamologia (SPO) afirma que com a chegada do verão, os raios ultravioletas (UV) podem trazer consequências negativas para a visão. De acordo com os especialistas os mecanismos de proteção dos olhos não são suficientes, aconselhando uma menor exposição ao sol nas horas de maior incidência e o uso de óculos com filtro de proteção contra os UV.

Os especialistas alertam que “apesar deste tempo de pandemia em que nos encontramos e dos cuidados recomendados pela DGS para proteção da transmissão do vírus, devemos continuar também a ter cuidados com a visão, especialmente, agora que estamos mais expostos ao sol”.

A médica oftalmologista da SPO, Sandra Barrão, explica que os olhos têm mecanismos próprios de defesa para combater o excesso de radiação UV. “Em situações de alta luminosidade há uma tendência para piscar/semicerrar os olhos. Também a pupila, pelas alterações do seu tamanho, funciona como uma proteção. A córnea e o cristalino são estruturas oculares que também ajudam a diminuir a quantidade de raios que chega à retina”. De acordo com a oftalmologista estes mecanismos não são suficientes.

É neste sentido que os especialistas da área da saúde ocular defendem que a utilização de óculos de sol pode serve como “um reforço importante para diminuir a luminosidade a que o olho está sujeito, dando-lhe um maior conforto”. No entanto, a proteção só é eficaz quando os óculos têm um filtro contra os UV.

Sandra Barrão aconselha ainda a utilização de chapéu-de-sol, evitar as horas de maior incidência solar, utilizar protetor solar e “proteger os olhos dos produtos de desinfecção da água, como, por exemplo, o cloro em ambiente de piscina”. Estas medidas de proteção podem “evitar o aparecimento de problemas oculares”.

De acordo com a SPO a quantidade de radiação UV a que estamos sujeitos “está dependente da hora do dia e da localização geográfica, assim como da capacidade refletora do meio ambiente em que nos encontramos, sendo essencial a proteção ocular em diversas ocasiões para evitar problemas oculares maiores”.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ADSE aumenta reembolsos pelas consultas e revê preços em 2025

A ADSE avançou com mudanças para dar mais benefícios em 2025, nomeadamente um limite aos custos suportados com cirurgias no regime convencionado, um aumento dos reembolsos pagos pelas consultas no regime livre e a revisão de alguns preços.

MAIS LIDAS

Share This