Futuro da telemedicina e a saúde digital em países lusófonos

2 de Julho 2020

Arranca a partir de amanhã às 15h00 a segunda série composta por cinco videoconferências sobre a reorganização dos sistemas de saúde no contexto pandémico. A primeira sessão é dedicada à análise de “Saúde digital e telemedicina em tempos de pandemia”. O projeto surge de uma parceria entre o Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa (IHMT-NOVA) e a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), com o apoio do Centro de Ciência LP e da Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP).

Com o lema Conhecer, Organizar, Vencer, Investigar e Diagnosticar o projeto tem como principal objetivo criar um espaço de debate sobre o novo coronavírus e o impacto social e económico, com especial enfoque no impacto nos Sistemas dos Países Africanos de Expressão Portuguesa.

A iniciativa teve uma primeira série de seis webinars dedicada ao “QUE SABEMOS SOBRE A COVID-19” a que se segue agora uma 2.ª Série de 5 webinars dedicada a “COMO REORGANIZAR OS SISTEMAS DE SAÚDE NA ERA COVID-19”.

O arranque desta segunda maratona fica marcado pela análise à “Saúde digital e telemedicina em tempos de pandemia”, onde vai ser debatida a forma como a tecnologia pode servir como instrumento para a melhoria dos sistemas de saúde em países Luso-Africanos.

O webinar vai contar com a participação de figuras de referência na área da medicina, administração e investigação científica do espaço lusófono. Entre os oradores inclui-se o Diretor Nacional de Saúde em Cabo Verde, Artur Correia; o Professor da Universidade de São Paulo, Chao Lung Wen e o Professor do IHMT-NOVA, Luís Lapão.

Relativamente à moderação do debate será da responsabilidade do Coordenador Nacional da Rede Universitária de Telemedicina RUTE, Luíz Messina e do Vogal da Direção da Associação Portuguesa de Telemedicina, Pedro Roldão.

As videoconferências são dirigidas a profissionais de saúde, cientistas, estudantes e “todos os interessados em saber mais sobre o vírus que está a mudar o mundo”. Para participar e colocar questões os participantes devem proceder à inscrição Aqui ou podem assistir à transmissão em direto no Facebook da APAH ou do IHMT-NOVA.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Coimbra aumenta atividade assistencial na região em 2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra aumentou em 2024 a atividade assistencial na região, comparativamente a 2023, tendo ficado muito próxima de realizar um milhão de consultas e registado mais de cinco mil nascimentos.

Enfermeiros reagem a regime de dedicação plena com petição ao governo

Os enfermeiros que trabalham em Unidades de Saúde Familiar (USF) manifestaram a sua discordância em relação ao regime de Dedicação Plena imposto pelo Governo, através de uma petição promovida pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE). 

Menopausa Precoce em Debate nas FNAC Talks

No passado dia 10 de janeiro, a FNAC de Alfragide recebeu mais uma edição das FNAC Talks, desta vez dedicada ao tema “Fertilidade e Menopausa Precoce”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights