ADERMAP apoia pessoas com dermatite atópica na aquisição de produtos de higiene e hidratação da pele

13 de Setembro 2021

A Associação Dermatite Atópica Portugal (ADERMAP) lança amanhã, no Dia Mundial da Dermatite Atópica (DA), e por ocasião do seu terceiro aniversário, o Programa CuiDAr, para apoiar as pessoas que vivem com dermatite atópica.

Esta iniciativa, que conta com o apoio da Associação Nacional de Farmácias (ANF) e de 11 laboratórios com produtos de dermocosmética, permitirá a comparticipação especial de 111 produtos de higiene e hidratação para os associados da ADERMAP. Além disso, o programa ajudará a promover a adesão à terapêutica tópica e a aliviar o peso financeiro da doença.

“Com a implementação do Programa CuiDAr, a ADERMAP deixa um claro pedido à Tutela para a implementação de medidas adicionais que permitam ir ainda mais longe no apoio à aquisição de produtos essenciais à correta higiene e hidratação da pele com DA, uma doença muito prevalente em Portugal”, pode ler-se no comunicado de imprensa da associação.

Para Joana Camilo, presidente da ADERMAP, os produtos de higiene e hidratação apropriados para a dermatite atópica, “parte integrante e essencial ao controlo desta doença, implicam um fardo financeiro muito pesado para as pessoas. Segundo o estudo de Impacto da Dermatite Atópica, são gastos em média cerca de 150€ por mês na gestão da sua doença, entre medicamentos, produtos apropriados, consultas e urgências. Um valor incomportável para a maior parte das pessoas e famílias. Cerca de 80% dos 1018 milhões de euros anuais quantificados no controlo da DA em Portugal são suportados pelas pessoas e famílias. É, por isso, fundamental lançarmos este apelo ao Estado para que se juntem a este esforço de aliviar a carga financeira do controlo da DA nas pessoas e nas famílias em Portugal”.

Ainda no âmbito do Dia Mundial da Dermatite Atópica, a ADERMAP irá lançar a primeira foto integrante da exposição fotográfica digital “DA Voz Sem Palavras”. Esta exposição pretende sensibilizar a sociedade para o impacto real e alargado da dermatite atópica nas crianças e adolescentes e nas famílias e estruturas sociais, bem como prestar uma homenagem às famílias, revelando as fragilidades ocultas e mostrando a sua resiliência e capacidade de superar os desafios desta patologia.

PR/HN/Rita Antunes

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights