Ébola: Estudo sugere que novas epidemias podem surgir de humanos infetados antes

16 de Setembro 2021

Um artigo publicado na quarta-feira na revista científica Nature afirma que novas epidemias podem surgir de seres humanos infetados durante uma epidemia anterior, segundo a análise de 12 doentes infetados com o vírus Ébola na Guiné-Conacri.

“Mostramos claramente que, mesmo após quase cinco anos, novas epidemias podem surgir da transmissão por seres humanos infetados durante uma epidemia anterior”, lê-se no estudo, citado pela agência France-Presse.

A possibilidade resulta da análise de vírus retirados de 12 doentes infetados durante a anterior epidemia de Ébola, na Guiné-Conacri, país que faz fronteira com, entre outros, a Guiné-Bissau.

O surto, que terminou em junho, matou seis pessoas, um número baixo para uma doença relativamente pouco comum, mas particularmente mortal para os infetados.

O número contrasta fortemente com a epidemia de há alguns anos, que matou 11 mil pessoas entre 2013 e 2016 neste país africano e nos seus vizinhos.

Em cinco anos, aponta-se no estudo, o vírus mudou muito pouco, o que é uma surpresa, porque seria de esperar que o vírus tivesse sofrido uma mutação muito maior durante os últimos anos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNS: Erros do Passado, Desafios do Futuro

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This