Autoridades atualizam dados e confirmam seis mortos em tiroteio numa universidade russa

20 de Setembro 2021

As autoridades russas declararam esta segunda-feira que seis pessoas morreram num tiroteio ocorrido numa universidade na cidade de Perm, revendo para baixo o número de mortos, segundo o Comité de Investigação da Rússia, citado pela agência de notícias AFP.

“Um estudante num dos prédios da universidade (…) abriu fogo contra as pessoas ao redor. Como resultado, de acordo com dados atualizados, seis pessoas morreram”, disse o Comité, revendo o número anterior de oito mortos.

Segundo a agência de notícias AFP, citando o Comité, um estudante matou seis pessoas e deixou pelo menos 28 feridas na Universidade Estadual de Perm, uma cidade no centro da Rússia, antes de ser ferido por um polícia e detido.

O agressor entrou no campus por volta das 11:00, horário local (07:00 em Lisboa), informou a assessoria de imprensa da universidade.

O autor do homicídio, que “opôs resistência”, também foi ferido durante a sua detenção, acrescentou o Comité, que até ao momento não deu qualquer informação sobre o motivo do seu ato, nem sobre a sua identidade.

Segundo o Comité, o atirador estava munido de uma “espingarda de caça de cano liso” que adquirira no passado mês de maio, ou seja, antes de um endurecimento da legislação sobre o porte de armas na sequência de um anterior tiroteio ocorrido numa escola.

Fugindo do tiroteio, alunos pularam das janelas do primeiro andar de um prédio da universidade, segundo vídeos publicados nas redes sociais.

O porta-voz da Presidência russa, Dmitry Peskov, disse que Vladimir Putin, que está atualmente em quarentena após a descoberta de um surto de Covid-19 no Kremlin, expressou “as suas profundas condolências” aos familiares das vítimas.

“Ele é claramente um jovem com problemas mentais”, disse Peskov sobre o suspeito.

Incidentes armados desse tipo aumentaram na Rússia nos últimos anos, levando a leis mais rígidas sobre o porte de armas.

No caso anterior desse tipo, em 11 de maio de 2021, um jovem de 19 anos abriu fogo na sua antiga escola em Kazan, na República russa do Tartaristão, também na Rússia central, matando nove pessoas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

MAIS LIDAS

Share This