Especialistas debatem cerca de sessenta casos clínicos na área do HPV

7 de Outubro 2021

Cerca de sessenta casos clínicos na área do Papilomavírus Humano (HPV) deverão ser analisados e discutidos por vários especialistas no Congresso Virtual HPV Clinical Cases 2021. O evento irá decorrer a 22 e 23 de outubro em formato online. 

“Uma forma original e diferente de abordar o tema”, que “permite que as diferentes áreas e especialidades trabalhem de forma conjunta com foco na melhor opção para o doente”. É assim que o Comité Científico descreve o Congresso Virtual HPV Clinical Cases, uma iniciativa que pretende impulsionar novos conhecimentos na área da infeção por HPV.

Com a moderação da jornalista Carla Jorge de Carvalho, o Congresso Virtual HPV Clinical Cases 2021 inicia os dois dias com a apresentação e discussão multidisciplinar dos Casos Clínicos que melhor corresponderam aos critérios de pertinência, originalidade, rigor científico, raciocínio clínico e impacto no conhecimento da comunidade médica e nos cuidados a prestar ao doente.

Sob o mote “HPV como um TODO!”, os profissionais de saúde terão ainda oportunidade de assistir à conferência “Efetividade da vacinação em mundo real”, liderada pela Luisa Villa, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Brasil, com a apresentação e discussão de dados reais da vacinação contra o HPV.

Já no segundo dia, o tema da conferência será dedicado aos “Hot Topics sobre a infeção por HPV”, nomeadamente no que diz respeito ao rastreio, diagnóstico, novos paradigmas, entre outros temas na voz das diferentes especialidades. Esta última conferência estará a cargo do Comité Científico, composto por Dr.ª Cândida Fernandes (dermatologia e venereologia), Dr. Daniel Pereira da Silva (ginecologia oncológica), Dr. José Maria Moutinho (ginecologia oncológica), Prof. Doutor Luís Varandas (pediatria), Dr. Pedro Montalvão (otorrinolaringologia), Dr.ª Sandra Pires (gastrenterologia) e Dr.ª Teresa Fraga (ginecologia e obstetrícia).

No final do Congresso será entregue a menção honrosa para o Caso Clínico com maior relevância na área do HPV e todos os participantes receberão um certificado de participação.

A iniciativa promovida pela MSD conta com o apoio institucional de várias sociedades médicas, como é o caso da Associação Portuguesa de Urologia (APU), Sociedade Portuguesa de Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica (SPDIMC), Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), Grupo de Estudos de Cancro da Cabeça e Pescoço (GECCP), Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SPORL) e Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG), Sociedade de Infeciologia Pediátrica (SIP), Sociedade Portuguesa da Contracepção e Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG).
Os profissionais de saúde que estejam interessados em assistir à sessão online devem inscrever-se Aqui.
PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights