Vacinação nos adultos continua subaproveitada

8 de Outubro 2021

A vice-presidente e Head Global Medical Affairs da GSK, Francesca Ceddia, alerta para a importância de priorizar a vacinação nos adultos, que ajuda a envelhecer com saúde, mas que continua subaproveitada.

“Se os programas de vacinação de adultos atingirem o seu potencial máximo, o risco de hospitalização ou morte devido a infeção ou complicações das infeções pode ser reduzido significativamente”, defendeu Francesca Ceddia. A vice-presidente falava no evento virtual “Vacinação na idade adulta e envelhecimento saudável: lições da pandemia”, no dia 22 de setembro, que contou também com a participação de Gayle Davey, da Kantar.

Francesca Ceddia lamentou que os programas de vacinação de adultos continuem subaproveitados apesar de os benefícios das vacinas serem claros – as vacinas protegem das infeções e das comorbilidades associadas. A vacina da gripe, por exemplo, pode reduzir significativamente o risco de eventos cardiovasculares major e infeção cerebral.

O sucesso da vacinação nas crianças foi outros dos argumentos apresentados pela vice-presidente, que enfatizou que não basta celebrar a longevidade – temos de procurar viver com saúde. Para tal, é preciso cuidar do sistema imunitário, e o tabagismo, o consumo de álcool, a alimentação, a atividade física e a vacinação são fatores que podemos controlar e que influenciam a nossa idade biológica, explicou.

O pico da resposta imunitária atinge-se no início da idade adulta; depois, o sistema imunitário vai enfraquecendo gradualmente (imunossenescência). Contudo, “o sistema imunitário pode ser treinado/otimizado”.

Em relação à vacinação, a resposta “pode ser prejudicada pelo declínio da imunidade relacionado com a idade”, por isso, nos mais velhos, “requer novas estratégicas”, como formulações de vacinas com maior conteúdo de antigénio, formulações de vacinas com adjuvantes e vias de administração alternativas, como a intradérmica.

Em jeito de conclusão, Francesca Ceddia disse que “a imunização de adultos deve ser vista como uma prioridade de saúde pública, como um fator-chave para o envelhecimento saudável”, podendo ainda alavancar a economia.

HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights