Presidente da Câmara de Leiria toma posse e afirma que será presidente de todos

9 de Outubro 2021

O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, disse esta sexta-feira, na sua tomada de posse, que será o líder de todos os cidadãos e que Leiria é um “projeto coletivo”.

“Este é um caminho que pretendo percorrer com muita determinação, mas não sozinho. Leiria é um projeto coletivo. Meu, dos eleitos para a Câmara, para a Assembleia Municipal, para as Juntas e Uniões de Freguesia, mas também das associações, dos clubes, das escolas, das empresas, dos trabalhadores, das crianças, dos idosos. De todos e para todos”, afirmou o socialista, eleito com maioria nas últimas eleições autárquicas.

Gonçalo Lopes afirmou que assume o “compromisso de ser presidente de todos os leirienses” e que lutará “de forma igual para defender os interesses de cada um, sem exceção”.

Referindo que vai iniciar uma “caminhada para a construção de um concelho cada vez mais sustentável”, o presidente comprometeu-se a “resolver definitivamente o problema dos efluentes suinícolas e a requalificação da bacia do Lis”, assim como “melhorar a mobilidade, com mais e melhor estacionamento periférico, e transportes escolares e urbanos não poluentes e com horários atrativos”.

Atrair residentes ao concelho, “com mais habitação, a preços controlados”, “apoiar a instalação no concelho de empresas criadoras de emprego qualificado” e “assumir a cultura e o desporto como fatores de coesão social” são desígnios do seu mandato.

Dirigindo-se à equipa de sete vereadores que o acompanham, Gonçalo Lopes pediu “dedicação, esforço e, porventura, alguns sacrifícios” que espera que seja “pleno de conquistas”.

“Apesar do muito que foi feito e da longa luta que travámos contra a pandemia, a nossa ambição diz-nos que temos ainda uma longa montanha para escalar”, salientou.

Durante o seu discurso, Gonçalo Lopes prometeu empenhar-se “na melhoria das condições de trabalho e valorização” dos funcionários da autarquia, apelando para que “continuem a vestir a camisola de Leiria com espírito de equipa, sentido de missão, proatividade, exigência e orgulho”.

Destacando o trabalho de “proximidade” dos presidentes de junta e das uniões de freguesia, Gonçalo Lopes garantiu que pretende “continuar a valorizar” o seu papel, “com competências e recursos, dando corpo à estratégia” que tem para o concelho de “desenvolvimento, por igual, de todo o território”.

Tomaram posse esta noite os socialistas Gonçalo Lopes, Anabela Graça, Ricardo Santos, Ana Valentim, Carlos Palheira, Catarina Louro e Luís Lopes, e os vereadores do PSD Álvaro Madureira, Daniel Marques e Branca Matos. Ricardo Gomes, eleito pelo PS, não esteve presente “por força maior”.

O PS venceu as eleições autárquicas em Leiria com maioria absoluta, conquistando 52,47% dos votos, o que corresponde a oito mandatos, enquanto o PSD foi o segundo mais votado, com 22,38% e alcançou três mandatos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights