Albuquerque quer que participantes nas festas de finalistas na Madeira sejam testados

6 de Novembro 2021

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, quer que os participantes das festas de finalistas, organizadas pelos alunos do 12.º ano nesta altura do ano, sejam testados à Covid-19.

“Vamos ter de tomar medidas já na próxima semana, no sentido não de evitar as festas, mas de pelo menos pedir a testagem porque isto pode tornar-se muito complicado”, afirmou o chefe do executivo insular, questionado pelos jornalistas à margem da inauguração de um restaurante no Funchal.

A bênção das capas é uma tradição anual na Madeira, que começou há muitas décadas, em que os finalistas do 12.º ano usam trajes e capas pretas num desfile pelo Funchal. Assistem depois a uma missa, durante a qual acontece a bênção das capas, e participam à noite num baile.

Relativamente às discotecas, Miguel Albuquerque considerou que a abertura “está a correr bem porque muitos dos jovens que querem ir às discotecas têm sido vacinados para entrar”, já que na Madeira é necessário certificado de vacinação para entrar nestes estabelecimentos.

Interrogado sobre o facto de a região ter sido colocada na categoria de risco moderado para Covid-19 no mapa do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças, que suporta decisões sobre viagens na União Europeia (UE), passando do verde para laranja, Albuquerque vincou que “o que está a acontecer” na Madeira é a existência de “alguns surtos”.

“Nos lares nós temos 26 casos, na saúde seis, nas escolas 41 e na área social oito casos”, precisou o presidente do Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP.

“Temos de nos concentrar agora no número de internados. O número de internados felizmente é baixo. Nós temos nove internados e só duas pessoas, que têm patologias associadas, é que estão nos cuidados intensivos”, realçou.

O governante voltou a apelar para a vacinação contra a Covid-19, sustentando que no surto do lar de Gaula, no concelho de Santa Cruz, “como as pessoas já estavam vacinadas, os seus efeitos são muito mais brandos e muitos deles até estão assintomáticos”.

É necessário também manter os cuidados, nomeadamente na altura do Natal, época em que há um conjunto de eventos festivos, alertou Miguel Albuquerque.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights