Estudo revela que perturbação bipolar motiva 2.600 internamentos por ano em Portugal

16 de Novembro 2021

A perturbação bipolar é responsável por 2.600 hospitalizações por ano, em média, em Portugal e todos os dias ocorrem sete hospitalizações, em média, em hospitais públicos nacionais, devido a esta doença mental, revela uma investigação esta terça-feira divulgada.

Realizado por investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, este é “o primeiro estudo nacional a quantificar os internamentos por perturbação bipolar e o número de doentes internados em hospitais públicos portugueses, recorrendo à ‘BigData’”, explica, em comunicado, Manuel Gonçalves Pinho, médico de Psiquiatria e primeiro autor deste trabalho.

De acordo com o investigador da FMUP/CINTESIS, os internamentos são um dos principais indicadores dos cuidados de saúde prestados a estes doentes, à semelhança do que acontece na esquizofrenia.

Este trabalho de investigação registou 20.807 hospitalizações relacionadas com a perturbação bipolar ao longo de oito anos (2008-2015), correspondentes a 13.330 doentes.

Quanto aos custos, os investigadores fizeram as contas e concluíram que cada internamento teve um preço estimado de 3.508 euros, o que totaliza 9,1 milhões de euros por ano e 73 milhões de euro no período de tempo considerado.

Uma das explicações para o valor encontrado é a duração do internamento, que era, em média, de 19 dias, no caso das mulheres, e de 16 dias, no caso dos homens.

“A perturbação bipolar é uma doença mental crónica, os períodos em que a doença descompensa levam muitas vezes a internamentos. Estes devem ser a última linha de recurso para tratar a perturbação bipolar”, sublinha Manuel Gonçalves Pinho.

Segundo este estudo nacional, publicado na revista científica Psychiatric Quarterly, as hospitalizações por perturbação bipolar são mais frequentes em mulheres, com uma média de idades de 49 anos.

Cerca de 44% dos internamentos ocorreram devido a episódios maníacos, sobretudo entre os homens, em contraposição com os episódios depressivos ou mistos.

“Os episódios maníacos cursam habitualmente com períodos de aumento da energia, humor irritável ou eufórico e diminuição do sono. Estes sintomas duram várias semanas a meses. As alterações do humor que caracterizam a doença podem ser classificadas como episódios maníacos/hipomaníacos e episódios de depressão bipolar”, explicam os autores do estudo.

Além de Manuel Gonçalves Pinho, participaram também neste trabalho os investigadores Alberto Freitas, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e do CINTESIS, e Orlando von Doellinger e João Pedro Ribeiro, do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

Workshop sobre Neurodesenvolvimento no Hospital CUF Viseu

O Hospital CUF Viseu acolhe, a 17 de maio de 2025, um workshop dedicado às perturbações do neurodesenvolvimento. O evento visa capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento de condições como PHDA e PEA, promovendo cuidados integrados e personalizados.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights