relação entre a microbiota intestinal e o excesso de peso em debate no 25.º Congresso Português de Obesidade

19 de Novembro 2021

O papel da microbiota nas doenças não comunicáveis” é o tema de um webinar integrado no 25.º Congresso Português de Obesidade, que vai decorrer segunda-feira, 22 de novembro, às 21 horas, e que tem como oradora convidada Conceição Calhau, professora catedrática da NOVA Medical School

“O papel da microbiota nas doenças não comunicáveis” é o tema de um webinar integrado no 25.º Congresso Português de Obesidade, que vai decorrer segunda-feira, 22 de novembro, às 21 horas, e que tem como oradora convidada Conceição Calhau, professora catedrática da NOVA Medical School e investigadora do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde – CINTESIS.

Neste webinar, organizado pela Biocodex, a investigadora vai passar em revisão as atualidades científicas na área da microbiota intestinal, que vive um desenvolvimento exponencial, e revelar como algumas bactérias que habitam o nosso intestino podem ter um papel preponderante na prevenção e tratamento do excesso de peso e da obesidade, doenças que, no seu conjunto, afetam mais de metade da população portuguesa.

Conceição Calhau vai ainda abordar o papel da microbiota intestinal na gestão energética e na regulação do apetite, assim como a intervenção com probióticos no tratamento do excesso de peso.

O desequilíbrio da microbiota intestinal, ou seja, a disbiose, em doentes com excesso de peso e obesidade tem sido amplamente estudada nos últimos 15 anos. Está provado que a microbiota saudável é crucial na regulação de vários processos fisiológicos, entre eles os envolvidos no controlo do apetite.

Entre os fatores que podem levar a este desequilíbrio do ecossistema intestinal estão, por exemplo, os estilos de vida, a dieta, a atividade física, a exposição a medicamentos (antibióticos, por exemplo), o stresse e a qualidade do sono.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SIM diz que SNS está a atravessar “crise de meia idade”

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) considerou hoje que o Serviço Nacional de Saúde está a atravessar “uma crise de meia-idade”, com muitos problemas por resolver e outros a surgir que necessitam do empenho de todos.

Bastonário dos médicos preocupado com “falta de rumo” do SNS

O bastonário dos médicos manifestou hoje “grande preocupação” com “a falta de rumo” do Serviço Nacional de Saúde, e avançou que a Ordem se vai empenhar nos próximos meses em apresentar propostas concretas para alterar esta situação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights