Fundação AstraZeneca e Sociedade Portuguesa de Oncologia distinguem projetos de investigação na área da imuno-oncologia

23 de Novembro 2021

Está aberto o período de candidaturas ao Prémio FAZ Ciência, uma iniciativa da Fundação AstraZeneca (FAZ) e da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) que distingue projetos de investigação na área da imuno-oncologia desenvolvidos em Portugal.

O valor da bolsa desta 4.ª edição ainda está por definir, mas a organização já revelou que será entre cinco e 35 mil euros, já que caberá à Comissão de Avaliação, em função das candidaturas apresentadas, decidir quando prémios serão atribuídos.

Ana Raimundo, presidente da SPO, comentou: “é com grande satisfação que continuamos a associar-nos a esta iniciativa e a premiar investigações nacionais. A ciência nacional merece ser distinguida e apoiada. Além disso, tudo o que possa contribuir para melhorarmos a resposta aos doentes oncológicos, seja com novas terapêuticas ou técnicas de diagnóstico, é também muito importante”.

“Estes prémios têm sido um contributo importante para o desenvolvimento e inovação na área da Imuno-Oncologia e é para nós importante continuarmos a ser este aliado da ciência nacional”, disse Rosário Trindade, presidente da Fundação AstraZeneca.

Os projetos serão analisados por uma Comissão de Avaliação composta por cinco especialistas na área da imuno-oncologia: Ana Raimundo, presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia; Bruno Silva-Santos, vice-diretor do Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa e professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; Cláudia Vieira, vogal da Sociedade Portuguesa de Oncologia e investigadora do Centro de Investigação do IPO do Porto; José Carlos Machado, vice-presidente do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup), e Nuno Bonito, vogal da Sociedade Portuguesa da Sociedade Portuguesa de Oncologia e coordenador da Equipa Multidisciplinar de Cancro Digestivo do IPO de Coimbra.

As candidaturas deverão ser enviadas por email para premiofazciencia@astrazeneca.com até 31 de janeiro. O regulamento está disponível no site da SPO (www.sponcologia.pt) e da Fundação AstraZeneca (www.astrazeneca.pt).

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights