Restrições aumentam vacinação na Madeira, 3.196 primeiras doses da vacina aplicadas em cinco dias

24 de Novembro 2021

A Madeira administrou 8.831 vacinas contra a Covid-19 nos últimos cinco dias, sendo 3.196 relativas a primeiras doses, o que revela que as medidas determinadas pelo executivo estão a resultar, afirmou esta quarta-feira o presidente do Governo Regional.

“De 19 a 23 de novembro vacinámos 8.831 pessoas e o que acho significativo e importante é que nestes dias 3.196 vacinas administradas foram de primeira dose”, afirmou Miguel Albuquerque aos jornalistas, à margem da visita que efetuou a uma empresa responsável pela gestão de 90% dos inscritos no Centro Internacional de Navios da Madeira (MAR).

O chefe do executivo madeirense, de coligação PSD/CDS-PP, salientou que grande parte das inoculações realizadas são “pessoas não vacinadas que finalmente foram levar a vacina”.

“As medidas estão a ter um efeito muito bom apesar de eu ter sido o mau da fita, como sempre”, declarou.

Na passada semana, o Conselho do Governo da Madeira, face ao aumento de casos e doentes hospitalizados devido a infeção por SARS-CoV-2, decidiu aplicar medidas restritivas de combate à Covid-19.

Do conjunto de medidas constam o uso obrigatório de máscara nos espaços abertos e fechados, a testagem semanal da população e a apresentação, em alguns casos cumulativa, de comprovativo de teste antigénio e vacinação, nomeadamente nos restaurantes.

Esta medida teve um prazo transitório de aplicação e entra em vigor às 00:00 de 27 de novembro.

Questionado sobre a questão da fiscalização do cumprimento das medidas, Miguel Albuquerque respondeu: “Qualquer pessoa de bom senso percebe uma coisa: nós não vamos andar aqui com uma pistola atrás das pessoas”.

Albuquerque argumentou que “a única forma de garantir que um estabelecimento não fecha” e que o Governo Regional não é obrigado a “encerrar tudo é garantir que as pessoas que entram têm um teste antigénio que é grátis, válido durante uma semana”.

O responsável madeirense sublinhou ser “fácil de entender” que esta é “a única forma de controlar as cadeias” de transmissão da Covid-19.

“As pessoas ficaram chateadas porque iam despender 10 minutos da sua vida a efetuar um teste. Isso não faz nenhum sentido. Isto é proteção para toda a gente”, enfatizou.

“Eu não posso voltar a fechar a Madeira. Nós não temos condições para fechar a nossa atividade económica e não há necessidade disso”, acrescentou.

Miguel Albuquerque considerou ser “fundamental que as pessoas cumpram regras básicas e mínimas de civismo, que é fazerem os testes e se vacinarem”, contribuindo para haver “um controle das cadeias de infeções, proteger os mais vulneráveis e também os que não levam vacinas”.

O presidente referiu que o Governo Regional e os responsáveis dos centros comerciais na Madeira “já estão articulados”.

“Acho que ninguém vai arriscar a ter pessoas a entrar nos estabelecimentos, nesta fase, sem ter o teste ou estar vacinado”, acrescentou.

De acordo com os dados divulgados terça-feira pela Direção Regional de Saúde, a Madeira registou mais duas mortes pelo quarto dia consecutivo, elevando o número de óbitos para 93, e reportou 62 novos casos, num total de 544 infeções ativas no arquipélago.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights