Campanha solidária nas farmácias ajuda pessoas carenciadas a aceder aos medicamentos

20 de Dezembro 2021

A campanha solidária de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”, promovida pela Associação Dignitude, arrancou há uma semana nas farmácias aderentes.

A iniciativa, que termina amanhã, convida os portugueses a doar o troco das compras realizadas na farmácia ao Fundo Solidário abem:. O montante angariado pela ação será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos prescritos para pessoas carenciadas abrangidas pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento.

“Os medicamentos são um bem essencial. Permitem-nos fazer face a diversos problemas de saúde e contribuem para uma maior qualidade de vida. O não acesso à medicação põe em causa a saúde das pessoas, situação que pode tornar-se mais grave quando se trata de crianças e doentes crónicos. Esta realidade impulsiona-nos a agir, pois não conseguimos aceitar o facto de existirem famílias que não tomam os medicamentos que lhes são indispensáveis por carência económica”, disse Maria de Belém Roseira, associada fundadora do Programa abem: da Associação Dignitude.

E acrescenta: “Esta iniciativa existe para colmatar este problema e, por isso, neste Natal, apelamos ao espírito altruísta e solidário dos portugueses, de forma a ajudarmos quem não consegue pagar a medicação prescrita pelo seu médico para tratar ou curar as doenças de que padece”.

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento permite o acesso a medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir. Os beneficiários são referenciados por entidades parceiras locais, como câmaras municipais, juntas de freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e misericórdias.

A nível nacional, o programa já apoiou 24.777 beneficiários de 13.985 famílias, dos quais 13% são crianças. Já foram dispensadas, ao abrigo do abem:, desde maio de 2016, 1.319.165 embalagens de medicamentos.

É também possível apoiar esta iniciativa através da aplicação MBWAY (932 440 068) ou de transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).

A Associação Dignitude, promotora do Programa abem:, emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org.

Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de fundos da União Europeia.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights