Esta iniciativa pretende valorizar a função de Orientador de Formação em Medicina Interna (OFMI), capacitar para a atividade formativa e disponibilizar espaços para a formação e desenvolvimento profissional do OFMI.
“Queremos que o AOFMI seja um movimento que envolva toda a Medicina Interna portuguesa, sendo fundamental a articulação com estrutura da SPMI e restantes Núcleos de Estudo, e ainda com o Colégio de Especialidade de Medicina Interna”, referiu Nuno Bernardino Vieira, coordenador do NEForMI.
A SPMI quer ainda identificar os Orientadores de Formação em Medicina Interna e criar uma rede que facilite o contacto entre a estrutura da SPMI e todos os Orientadores de Formação. Até final de 2022, “queremos que em cada serviço de medicina interna do país onde exista formação de IFEs de Medicina Interna seja identificado um OFMI que funcione como elo-de-ligação”, revelou Nuno Bernardino Vieira.
O ano do Orientador de Formação tem diversas iniciativas previstas, entre as quais se destaca a Escola de Formadores em Medicina Interna, que terá a sua primeira edição entre 27 e 29 de maio de 2022, e a elaboração de um Guia de Apoio à Formação em Medicina Interna.
Em Lisboa, no dia 4 de fevereiro, e no Porto, a 21 de outubro, terá lugar o Curso de Orientadores de Formação, que passará a ter um modelo diferente, com parte da formação em e-learning, introdução de novos módulos e Gestão de stress e Conflitos em modelo b-learning.
Nos dias 3 de fevereiro, 27 de abril, 6 de julho e 21 de setembro de 2022, haverá webinars de formação para os OFMI, em horário pós-laboral.
Para Carla Araújo, do NEForMI e responsável pela dinamização do AOFMI, a “Tarde do Orientador de Formação”, no 28.º Congresso Nacional de Medicina Interna, em outubro de 2022, “será uma oportunidade para reunir os OFMI de forma presencial”, em Vilamoura, “criando aqui um espaço de reflexão sobre o papel do Orientador de Formação”.
PR/HN/Rita Antunes
0 Comments