UE e EUA comprometem-se a doar 1,7 mil milhões de doses de vacinas até meados de 2022

23 de Dezembro 2021

A União Europeia (UE) e os Estados Unidos comprometeram-se esta quinta-feira a doar e distribuir 1,7 mil milhões de doses de vacinas anticovid-19 em todo o mundo até meados de 2022, nomeadamente nos países mais necessitados.

Em final de setembro passado, a UE e os Estados Unidos estabeleceram uma nova parceria, designada Parceria Global de Vacinação, para atingir uma taxa global de vacinação anticovid-19 de 70% até setembro de 2022, aquando da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Hoje, altos funcionários da Comissão Europeia reuniram-se com homólogos da Casa Branca e do governo dos Estados Unidos para fazer um ponto de situação sobre essa iniciativa, tendo-se comprometido com “esforços contínuos para doar e entregar mais de 1,7 mil milhões de doses de vacina em todo o mundo até meados de 2022”, informou o executivo comunitário em comunicado.

No encontro, que decorreu numa altura em que a variante Ómicron do SARS-CoV-2 se propaga a um ritmo intenso, Bruxelas e Washington comprometeram-se também com a “aceleração dos esforços para obter vacinas, incluindo na assistência aos países necessitados e noutras áreas, como a cooperação nas cadeias de abastecimento contra a covid-19, avaliações conjuntas de ameaças à saúde e I&D [investigação e desenvolvimento]”, adiantou.

Alem disso, “as duas delegações reiteraram o seu apelo a ações e compromissos mais fortes por parte de nações de todo o mundo neste esforço”, sublinhando que “é necessária uma ação corajosa para se estar preparado para a próxima pandemia”, referiu a instituição.

No encontro participaram o chefe de gabinete da presidente da Comissão Europeia, Björn Seibert, o conselheiro de segurança nacional adjunto dos Estados Unidos Jon Finer e ainda especialistas que aconselham Bruxelas e Washington.

“Ambos os lados concordaram com a importância da parceria e da liderança transatlântica para acabar com a pandemia e reforçar a segurança sanitária global a longo prazo”, segundo o comunicado.

Denominada Parceria Global de Vacinação UE-EUA, a iniciativa firmada em setembro passado visa ajudar a expandir o acesso a vacinas anticovid-19, a melhorar a coordenação na entrega e a remover estrangulamentos nas cadeias de abastecimento.

Um dos compromissos no âmbito desta parceria é a partilha de vacinas com países de baixo e médio rendimento, comprometendo-se a UE a doar mais de 500 milhões de doses e os Estados Unidos a disponibilizar mais de 1,1 mil milhões através do mecanismo de acesso global Covax.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

MAIS LIDAS

Share This