Redes sociais promovem infeções intencionais para obter certificado na Suíça

24 de Dezembro 2021

Vários grupos nas redes sociais na Suíça estão a promover infeções intencionais de Covid-19, para que suíços obtenham certificados de recuperação que permitam aceder a locais públicos sem estar vacinado, noticiou na quinta-feira um canal de televisão local.

Nestes grupos, são oferecidas amostras de saliva, presumivelmente contaminadas com o coronavírus SARS-CoV-2, para que as pessoas contraiam a doença.

Esta informação foi avançada pela televisão nacional RTS e as autoridades já alertaram que esta prática é ilegal e perigosa.

O Gabinete Federal Suíço de Saúde Pública (OFSP) referiu que esta prática de contaminação voluntária é crime e pode ser punida com até cinco anos de prisão.

“[Esta prática] contribui para acelerar a transmissão do vírus e a gravidade da pandemia. Fazem com que as pessoas coloquem em risco as suas famílias”, alertou Aglaé Tardin, uma médica de Genebra, em comunicado à RTS.

A Suíça anunciou em 17 de dezembro o regresso ao teletrabalho e limitações no acesso a diversos estabelecimentos para não vacinados

As reuniões privadas, quando se aproxima a época de Natal, serão limitadas a dez pessoas, incluindo crianças, se um dos membros com 16 ou mais anos não estiver vacinado ou curado.

Parte significativa da população suíça mantém-se relutante em ser vacinada, com a taxa de imunização naquele país a estar estagnada nos 66% nos últimos meses.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo Revela Alta Prevalência de FASD em Escolas da Suécia

Um estudo piloto realizado na Universidade de Gotemburgo revelou que 5,5% das crianças suecas do 4.º ano escolar apresentam distúrbios do espectro alcoólico fetal (FASD). A pesquisa indica que os defeitos congénitos causados pelo consumo de álcool durante a gravidez podem ser tão comuns na Suécia quanto em outros países europeus

Nathalie Cardinal von Widdern assume liderança da AstraZeneca Portugal

Nathalie Cardinal von Widdern é a nova Country President da AstraZeneca Portugal, integrando também a equipa de liderança regional. Com 17 anos de experiência, traz uma visão estratégica para consolidar a posição da empresa como parceira essencial do sistema de saúde e líder em inovação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights