As Bolsas de Investigação Clínica em Oncologia nos Cuidados de Saúde Primários LPCC/AICIB permitem às equipas de investigação desenvolver, em Portugal, um projeto de investigação na área da prevenção do cancro em cuidados de saúde primários.
Os projetos devem ser direcionados para: a promoção da saúde e prevenção primária da doença, nomeadamente através da promoção e educação para estilos de vida saudáveis; a promoção da saúde e prevenção secundária da doença, nomeadamente através da promoção do diagnóstico precoce; a diminuição da mortalidade e da morbilidade por cancro; a melhoria da qualidade de vida e dos cuidados prestados aos doentes. O concurso é destinado a todas as tipologias de unidades de cuidados de saúde primários em Portugal.
“A enorme importância dos Cuidados de Saúde Primários em todos os níveis de prevenção em Oncologia justificam que a LPCC e a AICIB se associem e os coloquem como destinatários de mais um incentivo para a investigação na área”, afirma Vítor Rodrigues, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Estas bolsas são lançadas em conjunto com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, que destaca a importância da investigação clínica na área da prevenção do cancro nos cuidados de saúde primários e a necessidade de apoio financeiro dos investigadores.
“A AICIB, no cumprimento da sua missão de promoção e incentivo à investigação clínica e inovação biomédica, tendo em conta o papel único dos cuidados primários de Saúde na prestação de cuidados na comunidade, considera as Bolsas LPCC/AICIB como o primeiro passo para uma colaboração futura a que não faltará ambição”, diz Catarina Resende Oliveira, presidente da direção da AICIB.
As candidaturas estarão abertas de 6 de janeiro a 28 de fevereiro de 2022.
PR/HN/Rita Antunes
0 Comments