Gaia dá 10 mil euros aos Bombeiros de Coimbrões para novo centro de vacinação

7 de Janeiro 2022

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai votar, na segunda-feira, a atribuição de 10 mil euros aos Bombeiros Voluntários de Coimbrões para a instalação de um novo centro de vacinação contra a Covid-19, anunciou esta sexta-feira.

Este valor, que será atribuído no âmbito de um acordo de colaboração entre a autarquia e os bombeiros, visa assegurar as obras de adaptação do quartel para acolher o centro de vacinação, sublinhou, em comunicado.

Cabe aos bombeiros realizar os trabalhos de adaptação e garantir que o espaço cumpre todos os requisitos materiais e legais exigidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS), além da disponibilização, temporária e gratuita, do seu quartel, explicou a autarquia, do distrito do Porto.

“Face à situação pandémica que estamos a atravessar, e com o intuito de criar um centro de vacinação de maior proximidade, o município pretende instalar um centro de vacinação nas instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões. Para o efeito, o espaço carece da realização de pequenas obras, de forma a ser adaptado ao fim que agora se destina”, lê-se na proposta que será discutida na reunião do executivo municipal de segunda-feira.

Este espaço deverá entrar em funcionamento a 20 de janeiro, substituindo o centro de vacinação das Devesas, instalado na central dos CTT, desde o início de novembro.

O encerramento de um centro coincidirá com a abertura do outro.

A transferência de local do centro de vacinação vai ampliar a capacidade de inoculação permitindo, assim, abranger um maior numero de utentes por dia.

Isto concretizar-se-á através do aumento do número de boxes de administração da vacina contra a Covid-19, que serão 20, e da área de recobro.

O centro de vacinação das Devesas abriu a 03 de novembro, substituindo aquele instalado no Pavilhão das Pedras, encerrado na sequência do início do ano letivo e da atividade desportiva no concelho.

Além deste centro, Vila Nova de Gaia tem outro a funcionar em Grijó.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights