PPM alerta que Governo dos Açores já contratou mais um enfermeiro para o Corvo

17 de Janeiro 2022

O grupo parlamentar do PPM na Assembleia Legislativa dos Açores alertou esta segunda-feira que o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) “já contratou um novo enfermeiro” para a ilha do Corvo e vai contratar outro até ao fim da legislatura.

“A contratação de um enfermeiro para a Santa Casa da Misericórdia do Corvo é um compromisso do atual Governo [Regional] e será cumprido. Ainda nesta legislatura a ilha do Corvo contará com três enfermeiros residentes, algo que contrasta com a presença de apenas um enfermeiro quando o PS/Açores abandonou o poder”, diz o grupo parlamentar, em nota de imprensa.

O comunicado surgiu em resposta à reivindicação do PS dos Açores relativamente à contratação de mais um enfermeiro para aquela ilha.

“A Unidade de Saúde de Ilha do Corvo nunca teve mais de um profissional de enfermagem ao seu serviço ao longo dos 24 anos de gestão do Partido Socialista. Muito se estranha, assim, que, estando o PS/Açores apenas há um ano na oposição, só agora os socialistas tenham reconhecido a necessidade de contratar mais um enfermeiro para a ilha”, assinala na nota de imprensa o líder do grupo parlamentar do PPM, Paulo Estêvão.

O responsável diz que o executivo “contratou para a Unidade de Saúde mais um enfermeiro” desde janeiro de 2021, pelo que a Unidade de Saúde de Ilha do Corvo “tem ao serviço dois enfermeiros, algo sem qualquer precedente”.

“No que diz respeito à contratação de um enfermeiro especificamente para prestar serviço na Santa Casa da Misericórdia do Corvo, é também surpreendente que o PS/Açores tenha mudado de opinião em pouco mais de um ano”, observa o PPM.

Isto porque, diz o partido, “em julho de 2020, o grupo parlamentar do Partido Socialista impediu a aprovação de um Projeto de Resolução do PPM que reivindicava, justamente, a contratação de um enfermeiro para a Santa Casa da Misericórdia do Corvo, quando a ilha do Corvo só contava com um enfermeiro”.

“Tudo isto representa uma absoluta incoerência por parte dos socialistas”, conclui Paulo Estêvão.

O deputado socialista Lubélio Mendonça, eleito pelo Corvo para o parlamento açoriano, reivindicou hoje que Governo Regional assegure, como prometeu em setembro, a contratação de um enfermeiro para a Santa Casa.

Citado em nota de imprensa, o parlamentar refere que, em março de 2021, defendeu que o executivo PSD/CDS-PP/PPM “devia assegurar a contratação de mais um enfermeiro para a ilha e, simultaneamente, para o lar de idosos, tal como estava a ser preparado pelo anterior executivo”.

“Em setembro, o vice-presidente deste governo anunciou que apoiaria essa contratação, mas a verdade é que até ao momento a questão não está resolvida”, declarou Lubélio Mendonça.

O parlamentar defendeu “a importância de se assegurar uma resposta rápida para os utentes da Santa Casa da Misericórdia do Corvo que, face às declarações do governo, criaram grandes expectativas e estão agora descontentes por este assunto não estar resolvido”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights