Reduzir os níveis de insulina no sangue poderá ajudar a diminuir o risco de contrair Covid-19

19 de Janeiro 2022

Investigadores da Universidade de Osaka descobriram que o SARS-CoV-2 se liga a uma proteína da superfície celular cuja expressão é promovida por altos níveis de insulina no sangue em indivíduos mais velhos, obesos e diabéticos.

Investigadores da Universidade de Osaka descobriram que o SARS-CoV-2 se liga a uma proteína da superfície celular cuja expressão é promovida por altos níveis de insulina no sangue em indivíduos mais velhos, obesos e diabéticos.

Manter os níveis de insulina no sangue dentro de parâmetros rigorosos e saudáveis é um objetivo diário das pessoas com diabetes. Mas agora, investigadores japoneses descobriram que regular os níveis de insulina no sangue pode até ajudar a reduzir o risco de contrair Covid-19. 

Num estudo publicado recentemente na Revista “Diabetes”, investigadores da Universidade de Osaka revelaram que uma proteína denominada GRP78 ajuda o vírus que provoca a Covid-19 a ligar-se e entrar nas células.

A GRP78 é uma proteína presente no tecido adiposo. As pessoas mais velhas, obesas e diabéticas são mais vulneráveis à Covid-19 e, embora as razões ainda não estejam completamente claras, a equipa da Universidade de Osaka lançou alguma luz sobre esta questão.

“Recentemente, sugeriu-se que o tecido adiposo pode ser um grande reservatório para o SARS-CoV-2, o vírus causador da Covid-19”, refere o autor principal do estudo, Jihoon Shin. “Por esse motivo, decidimos investigar se há alguma ligação entre o excesso de tecido adiposo em pacientes mais velhos, obesos e diabéticos e a sua vulnerabilidade à Covid-19.”

Para isso, os cientistas estudaram a GRP78 que, como referiu o investigador, pode estar envolvida na interação do SARS-CoV-2 com as células humanas.

O principal método pelo qual o SARS-CoV-2 entra nas células humanas é através da proteína “spike” na superfície viral, que se liga a uma proteína da superfície celular humana denominada “angiotensin-converting enzyme 2”  (ACE2). Jihoon Shin e colegas descobriram que a proteína “spike” também  se pode se ligar diretamente à GRP78, e que a presença da GRP78 aumenta a ligação à ACE2. 

Para perceberem o envolvimento da GRP78 na vulnerabilidade à Covid-19,  foram verificar a quantidade da proteína GRP78 presente nos tecidos de pacientes mais velhos, obesos e diabéticos. “Os resultados foram muito claros”, explica o autor sénior do estudo, Iichiro Shimomura. “A expressão genética da GRP78 estava aumentada no tecido adiposo, e muito elevada com o aumento da idade, obesidade e diabetes”.

O envelhecimento, a obesidade e a diabetes são conhecidos por estarem associados ao aumento dos níveis de insulina no sangue. Portanto, o grupo  questionou-se se a insulina estaria envolvida na expressão da GRP78 e descobriram que expor células à insulina induziu a expressão da GRP78. 

É importante realçar que a equipa descobriu que o tratamento com medicamentos anti-diabéticos, amplamente prescritos para a redução dos níveis de insulina, também reduzem com sucesso o nível de expressão da proteína GRP78. Além disso, a sua pesquisa mostrou que o exercício e a restrição calórica, em ratinhos de laboratório, contribuem para reduzir os níveis da GRP78 no tecido adiposo.

“As nossas descobertas sugerem que um alto nível de insulina no sangue é um fator de risco importante que pode predispor indivíduos mais velhos, obesos e diabéticos à infeção pela Covid-19. Como tal, controlar a insulina no sangue com intervenções farmacológicas ou com intervenções ambientais, tais como o exercício físico, poderia ajudar a diminuir o risco desses pacientes”, assinala Jihoon Shin.

Informação bibliográfica:

Title: “Possible involvement of adipose tissue in patients with older age, obesity, and diabetes with coronavirus SARS-CoV-2 infection (COVID-19) via GRP78 (BIP/HSPA5): Significance of hyperinsulinemia management in COVID-19”

Journal: Diabetes

Authors: Jihoon Shin, Shinichiro Toyoda, Shigeki Nishitani, Atsunori Fukuhara, Shunbun Kita, Michio Otsuki, Iichiro Shimomura

DOI: 10.2337/db20-1094

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IPO Lisboa nomeia Graça Freitas provedora do utente

A presidente do conselho de administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa), Eva Falcão, anunciou hoje que a antiga diretora-geral da Saúde Graça Freitas vai ser a provedora do utente daquela unidade hospitalar

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Europa recomenda reembolso de aplicações digitais de saúde

 A União Europeia (UE) propôs que todos os países membros implementem um sistema que permita o reembolso de aplicações e dispositivos médicos digitais, em resposta ao crescente uso de tecnologias de saúde. 

MAIS LIDAS

Share This