Câmara de Braga e UMinho asseguram apoio clínico ‘online’ à população

20 de Janeiro 2022

O município de Braga e o Centro de Medicina P5 da Escola de Medicina da Universidade do Minho vão assinar um protocolo de colaboração que prevê o apoio clínico ‘online’ à população do concelho, foi esta quinta-feira anunciado.

Em comunicado, o município acrescenta que o apoio será prestado através de plataformas digitais de monitorização e de avaliação de sintomas clínicos, em articulação com as unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O protocolo, que será votado na reunião do executivo de segunda-feira, prevê, por exemplo, a triagem de utentes e recolha de informação considerada relevante que será, posteriormente, disponibilizada aos centros de saúde e às unidades hospitalares, sempre que solicitado.

Outro dos destaques desta colaboração prende-se com o serviço “Trace covid-19”, que vai permitir o contacto dos utentes em monitorização e colocação da informação em ficheiro para posterior ‘upload’ na plataforma do médico de família ou médico assistente.

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, salienta que o município tem desenvolvido várias ações de complementaridade com o propósito de assegurar o acesso dos munícipes aos cuidados de saúde.

“A pandemia de covid-19 veio conferir urgência à necessidade de criar e disponibilizar meios alternativos aos presenciais e às linhas telefónicas existentes, no sentido de facilitar a realização de diagnósticos e acompanhamento dos doentes e, desta forma, reduzir o enorme impacto que os constrangimentos desta pandemia estão a provocar nos doentes não covid”, referiu.

A par do apoio na implementação de projetos-piloto, os profissionais de saúde do P5 poderão realizar relatórios epidemiológicos, de fármaco-economia, e de outras dimensões de investigação, assim como desenvolver ações de literacia da saúde para jovens do ensino secundário e, ainda, ministrar formações em primeiros socorros a todos os alunos do 12.º ano das escolas secundárias e profissionais do concelho de Braga.

Para a concretização destes objetivos, o município de Braga irá atribuir ao Centro de Medicina P5 um apoio financeiro de 100 mil euros.

O Centro de Medicina P5, sediado na Escola de Medicina da Universidade do Minho, tem como objetivos a investigação na área da saúde e da prestação de cuidados de saúde, através de recursos digitais que permitem o acompanhamento do doente e, dessa forma, melhorar os seus cuidados de saúde individuais, bem como da população em geral.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem dos Médicos procura ideias inovadoras para melhorar o sistema de saúde em Portugal

A iniciativa está aberta a todos os cidadãos – nacionais ou estrangeiros -, desde que organizados em grupos de dois a cinco elementos e com pelo menos um médico inscrito na Ordem dos Médicos. Desta forma, o Prémio Best Ideas in Healthcare pretende estimular a inovação e o empreendedorismo em saúde, mas também incentivar a criação de equipas multidisciplinares, entre médicos e outros profissionais

Luís Campos distinguido com o Prémio Nacional de Medicina Interna 2024

O Prémio Nacional de Medicina Interna 2024 foi atribuído a Luís Campos, fundador e presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente e comissário do Plano Nacional de Saúde 2021-2030, que ainda se destaca pelas suas funções atuais de presidente do Comité de Qualidade de Cuidados e Assuntos Profissionais da Federação Europeia de Medicina Interna e da coordenação da Medicina Interna da Clínica CUF Belém.

Luís Duarte Costa assume presidência da SPMI

Luís Duarte Costa acaba de tomar posse como presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) para o triénio 2024/2027. Os novos órgãos sociais tomaram posse na Assembleia Geral da sociedade que decorreu no último dia do 30.º CNMI.

OMS lança mecanismo para angariar mais dinheiro

 A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou no domingo um mecanismo destinado a angariar fundos “sustentáveis, previsíveis e flexíveis” para financiar as prioridades para o período 2025-2028.

Banco Alimentar recolheu 1.755 toneladas de alimentos

A campanha do Banco Alimentar contra a Fome recolheu este fim de semana 1.755 toneladas de alimentos em mais de 2.000 superfícies comerciais do país, avançou esta segunda-feira a instituição de solidariedade social.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights