Em comunicado, o município acrescenta que o apoio será prestado através de plataformas digitais de monitorização e de avaliação de sintomas clínicos, em articulação com as unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O protocolo, que será votado na reunião do executivo de segunda-feira, prevê, por exemplo, a triagem de utentes e recolha de informação considerada relevante que será, posteriormente, disponibilizada aos centros de saúde e às unidades hospitalares, sempre que solicitado.
Outro dos destaques desta colaboração prende-se com o serviço “Trace covid-19”, que vai permitir o contacto dos utentes em monitorização e colocação da informação em ficheiro para posterior ‘upload’ na plataforma do médico de família ou médico assistente.
O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, salienta que o município tem desenvolvido várias ações de complementaridade com o propósito de assegurar o acesso dos munícipes aos cuidados de saúde.
“A pandemia de covid-19 veio conferir urgência à necessidade de criar e disponibilizar meios alternativos aos presenciais e às linhas telefónicas existentes, no sentido de facilitar a realização de diagnósticos e acompanhamento dos doentes e, desta forma, reduzir o enorme impacto que os constrangimentos desta pandemia estão a provocar nos doentes não covid”, referiu.
A par do apoio na implementação de projetos-piloto, os profissionais de saúde do P5 poderão realizar relatórios epidemiológicos, de fármaco-economia, e de outras dimensões de investigação, assim como desenvolver ações de literacia da saúde para jovens do ensino secundário e, ainda, ministrar formações em primeiros socorros a todos os alunos do 12.º ano das escolas secundárias e profissionais do concelho de Braga.
Para a concretização destes objetivos, o município de Braga irá atribuir ao Centro de Medicina P5 um apoio financeiro de 100 mil euros.
O Centro de Medicina P5, sediado na Escola de Medicina da Universidade do Minho, tem como objetivos a investigação na área da saúde e da prestação de cuidados de saúde, através de recursos digitais que permitem o acompanhamento do doente e, dessa forma, melhorar os seus cuidados de saúde individuais, bem como da população em geral.
LUSA/HN
0 Comments