Reaberto a 15 de dezembro de 2021 e reativado desde o início do ano por força do aumento dos casos de internamento por Covid-19, desde então, segundo Marco Martins, o centro tem registado “uma média diária de 18 utentes”.
“Trata-se de doentes com alta hospitalar, mas porque continuam positivos e não possuem condições em casa para estar, seja por impossibilidade de isolamento ou por haver mais infetados na família, são colocados nesta unidade até ficarem reunidas as condições”, explicou o também presidente da Câmara de Gondomar.
Em declarações à Lusa após a reunião da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto, o responsável deu conta ainda de “dificuldades sentidas pela Segurança Social para colocar recursos humanos naquela estrutura devido a haver pessoas infetadas com o coronavírus” SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19.
Atualmente, no centro de retaguarda “estão seis enfermeiros e 20 assistentes operacionais” que “garantem o seu funcionamento durante 24 horas”, acrescentou.
Ao nível dos equipamentos, o responsável revelou que no último fim de semana foi feito “um reforço de seis camas articuladas, o que passa a capacidade de acolhimento para 46 utentes”.
A estrutura recebe doentes com Covid-19 de toda a região Norte, sendo que recentemente foram também acolhidos “alguns cidadãos estrangeiros”, disse.
O Seminário do Bom Pastor é propriedade da Diocese Católica do Porto.
O último relatório diário da DGS indica que 4.483.244 pessoas já foram vacinadas com o reforço da imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2, entre as quais 607.715 idosos com 80 ou mais anos, que representam 92% deste grupo etário.
A Covid-19 provocou 5.602.767 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
LUSA/HN
0 Comments