PSP detetou mais de 200 idosos em risco social e encaminhou 83 para apoio urgente

14 de Agosto 2020

A PSP detetou mais de 200 idosos em situação de risco social entre maio e julho e encaminhou 83 para apoio urgente por estarem em risco elevado, anunciou a corporação.

Segundo a PSP, entre os dias 18 de maio e 31 de julho, na operação ‘Solidariedade Não Tem Idade/2020’, foram detetados 206 idosos em situação de risco social, sinalizados 185 idosos para instituições de apoio social e encaminhados 83 para apoio urgente por se encontrarem em situação de elevado risco.

Nesta operação, que envolveu todos os comandos da PSP, maioritariamente através das Equipas de Proximidade e Apoio à Vítima, foram concretizadas 137 ações de fiscalização preventiva.

Em comunicado, a PSP informa que a operação ‘Solidariedade Não Tem Idade/2020’ tem “cariz preventivo” e pretende sobretudo detetar casos de maior fragilidade social.

“Os agentes destas equipas procuram indícios de maior vulnerabilidade física e psíquica ou de situações suspeitas de crimes, seja de violência doméstica, seja contra a vida ou integridade física, eventualmente agravados pela situação epidemiológica da covid-19, e posteriormente acionam os meios de resposta social, em coordenação com as diversas entidades parceiras”, explica.

Até ao dia 31 de julho estiveram envolvidos 431 agentes policiais, que efetuaram 1.142 contactos individuais.

A operação vai prolongar-se até ao dia 25 de setembro.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights