Investigadores do Porto participam em desafio que visa detetar sopros cardíacos

11 de Fevereiro 2022

Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vão organizar um desafio internacional que pretende estimular o desenvolvimento de soluções para detetar a presença de sopros em gravações de auscultações cardíacas de 1.500 pacientes, a maioria crianças.

Em comunicado, a FCUP revela hoje que os investigadores estão envolvidos na organização de um desafio internacional “que pretende estimular o desenvolvimento de soluções para problemas de investigação ainda abertos sobre a análise de sinais fisiológicos da atividade cardiovascular”.

Além de especialistas da FCUP, o desafio internacional vai contar com a participação de investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e do Instituto de Telecomunicações (IT).

Esta é a “primeira vez” que investigadores portugueses participam nos desafios George B. Moody PhysioNet, eventos internacionais que decorrem há 22 anos e são organizados pela PhysioNet em colaboração com a conferência Computing in Cardiology.

Este ano, o desafio foca-se na “deteção automática da presença de sopros a partir da análise de gravações de auscultação cardíaca”, salienta a instituição.

Aos participantes é solicitado que projetem e implementem um “algoritmo funcional e de código aberto” que possa determinar se algum sopro é audível nos registos de um paciente.

Os algoritmos vão ser desenvolvidos tendo por base gravações de auscultação cardíaca de mais de 1.500 pacientes, na sua maioria crianças, que foram recolhidos em diferentes projetos de investigação, liderados pelo IT em colaboração com o Círculo do Coração’, no Brasil.

“O grande objetivo é identificar a presença, ausência ou casos obscuros de sopros em registos de sons cardíacos coletados de vários locais de auscultação no corpo, usando um estetoscópio digital”, acrescenta a FCUP.

Citado no comunicado, o investigador e docente Miguel Coimbra, afirma que equipas de todo o mundo vão poder participar no desafio e “propor diferentes soluções para desempenhar a tarefa”.

Os vencedores do desafio serão anunciados na conferência Computing in Cardiology, que este ano decorre de 04 a 07 de setembro em Tampere, na Finlândia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

Europa recomenda reembolso de aplicações digitais de saúde

 A União Europeia (UE) propôs que todos os países membros implementem um sistema que permita o reembolso de aplicações e dispositivos médicos digitais, em resposta ao crescente uso de tecnologias de saúde. 

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

MAIS LIDAS

Share This