ECDC diz que Portugal não enviou dados de testes, DGS garante que sim

19 de Fevereiro 2022

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças diz que Portugal não enviou os dados de testes referentes a esta semana, mas a Direção-Geral da Saúde garante que fez “o procedimento habitual”.

Segundo a informação que consta na página oficial do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), Portugal não apresentou os dados referentes a testes para efeitos do último mapa semanal, requisito para calcular a taxa de notificação a 14 dias, ponderada pela implantação da vacina.

No último mapa do ECDC, atualizado na quinta-feira, Portugal aparece listado a preto e cinzento, com a referência “dados disponíveis insuficientes”.

A Lusa pediu esclarecimentos à Direção-Geral da Saúde (DGS), que informou ter procedido “à submissão dos dados na plataforma europeia, seguindo o procedimento habitual e sem constrangimentos identificados”.

A DGS referiu ainda que está a aguardar “esclarecimento” da agência da União Europeia, criada em 2005 para reforçar as defesas da Europa contra doenças infecciosas.

O ECDC publica os referidos mapas semanalmente, na sequência da Recomendação do Conselho Europeu sobre a abordagem coordenada às restrições à livre circulação, em resposta à pandemia de covid-19, adotada a 25 de janeiro e que entrou em vigor a 1 de fevereiro.

Nessa recomendação, o Conselho solicita ao ECDC que classifique os Estados-membros da União Europeia e do Espaço Económico Europeu (somam-se Islândia, Liechtenstein e Noruega), de acordo com um indicador baseado na taxa de notificação a 14 dias, ponderada pela adesão à vacina na região.

Os mapas baseiam-se em dados comunicados pelos países e são reunidos semanalmente entre segunda e quarta-feira (relativos à semana anterior) e publicados às quintas-feiras.

Segundo a mais recente análise de risco (“linhas vermelhas”) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgada na sexta-feira, na última semana foram efetuados cerca de 847 mil testes de despiste do SARS-CoV-2 em Portugal, uma redução face aos sete dias anteriores (mais de 1,2 milhões de testes).

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights