Atendimento na urgência pediátrica em Faro em funcionamento sábado e domingo

26 de Fevereiro 2022

O atendimento pediátrico na urgência do hospital de Faro vai ser retomado a partir da manhã de este sábado, indicou na sexta-feira o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, depois de ter anunciado o seu encerramento entre sexta e segunda-feira.

A mesma fonte justificou a alteração e a reabertura da Urgência de Pediatria de Faro durante o fim de semana com a “partilha de recursos especializados” entre as unidades de Faro e de Portimão e com o “empenho dos profissionais de saúde que contribuíram para manter os dois serviços a funcionar”.

“Amanhã [sábado] e domingo, 26 e 27 de fevereiro, o atendimento será assegurado no Serviço de Urgência de Pediatria de Faro por três médicos clínicos gerais, com experiência no atendimento de crianças. O pediatra de Urgência do CHUA permanecerá na Unidade Hospitalar de Portimão”, precisou o CHUA, num comunicado assinado pelo diretor clínico, Horácio Guerreiro.

O centro hospitalar algarvio sublinhou que, durante o fim de semana, “os casos graves contarão com o apoio do Serviço de Cuidados Intensivos Pediátricos em Faro”, enquanto “os casos menos graves, que careçam de avaliação por pediatra, serão encaminhados para Portimão”.

“Durante este período, além do pediatra de Urgência, existirão pediatras na Unidade de Cuidados Intensivos na Unidade de Faro e um pediatra na Unidade de Portimão de apoio à maternidade”, acrescentou o CHUA.

O anúncio da reabertura do atendimento de crianças no hospital de Faro no sábado e no domingo foi feito ao final da tarde de ontem, depois de o CHUA ter anunciado de manhã que ia encerrar essa unidade entre sexta-feira e segunda-feira, devido à falta de médicos para constituir as equipas das escalas de serviço.

“A carência de médicos pediatras, a que se juntam algumas situações de baixa médica, tornam impossível a constituição das equipas das urgências pediátricas, pelo que nos vemos forçados a encerrar a urgência de Pediatria da unidade de Faro”, justificou na ocasião o CHUA em comunicado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights