Abrem candidaturas para a 4ª edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo

7 de Março 2022

Acaba de ser anunciada a abertura de candidaturas à Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo. Os interessados em participar nesta quarta edição devem submeter os projetos até ao final do mês de maio.

A iniciativa promovida pela Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) tem como objetivo “promover e premiar projetos de investigação nacional que contribuam para o progresso do conhecimento científico e estado da arte” do mieloma múltiplo.

Manuel Abecasis, presidente da APCL considera que a iniciativa tem um profundo contribuído para a melhoria da qualidade de vida e sobrevivência dos doentes. “Estamos muito satisfeitos por voltar a fazer parte desta iniciativa, que já é um marco na nossa associação, que assinala este ano o seu 20ª aniversário”, afirma.

“O facto de estarmos há seis anos consecutivos a promover uma bolsa de investigação na área da hematologia é revelador da importância e do sucesso desta iniciativa, em que ano após ano somos surpreendidos pelo rigor e excelência dos trabalhos apresentados, tanto nas edições de Mieloma Múltiplo, como para as duas edições em Leucemia Linfocítica Aguda. Portanto, as expetativas para este ano estão altíssimas”, conclui João Raposo, presidente da SPH.

O Mieloma Múltiplo é a segunda neoplasia hematológica mais frequente com cerca de 539 novos casos por ano. Esta patologia tem uma grande incidência a partir dos 50 anos e apresenta sintomas muito inespecíficos, que são desvalorizados ou confundidos com outras doenças mais comuns.

A iniciativa que conta com o apoio da Amgen Biofarmacêutica irá premiar atribuir ao projeto vencedor uma bolsa no valor de vinte mil euros.

Os projetos de investigação devem ser realizados por investigadores com exercício em instituições portuguesas. As candidaturas devem ser formalizadas até 31 de maio.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This