Fundação BIAL abre candidaturas para apoiar projetos de investigação

17 de Abril 2022

A Fundação BIAL abriu um novo concurso de candidaturas para investigadores com projetos científicos nas áreas da psicofisiologia e da parapsicologia.

Este ano a fundação irá aumentar o valor dos apoios, passando o o montante máximo para 60 mil euros por projeto.

Os trabalhos candidatos devem ser submetidos até dia 31 de agosto. A avaliação e seleção das candidaturas será da responsabilidade do Conselho Científico da Fundação BIAL.

“Ao apoiar a investigação internacional na área das Neurociências, pretendemos estimular descobertas que beneficiem as pessoas, proporcionando mais saúde e permitindo alcançar novos patamares no conhecimento”, refere o presidente da Fundação BIAL, Luís Portela.

Desde a sua criação, o sistema de apoios à investigação científica já apoiou um total de 775 projetos de mais de 1.600 investigadores, provenientes de 29 países de vários continentes.

Os trabalhos financiados pela Fundação BIAL resultaram já na publicação de 2.075 artigos, dos quais 1.606 em revistas indexadas (no Scopus ou Web of Science) e 1.361 em revistas com fator de impacto. Quase metade dos artigos foram publicados em revistas pertencentes ao primeiro quartil (Q1) na sua respetiva área científica. Até março de 2022, 1.430 artigos foram citados, em média, 23 vezes.

Os candidatos interessados podem consultar o regulamento Aqui.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

Manuel Alves morreu hoje em Lisboa vítima de cancro

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights