A campanha surge a propósito Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar, que se assinala a 5 de maio, e está dividida em duas vertentes: educativa e desportiva.
A vertente educativa dirige-se exclusivamente a a doentes, familiares e cuidadores e tem como objetivo “promover o acesso a informação relevante para melhorar a qualidade de vida das pessoas diagnosticadas com esta doença rara, incapacitante e de difícil diagnóstico”. As sessões vão decorrer no auditório do Hospital Garcia de Orta, no dia 14 de maio.
Por sua vez, a vertente desportiva, insere-se na campanha internacional #GetBreathlessForPH, dinamizada por todas as Associações de doentes na Europa. Em Portugal, esta iniciativa convida a população a sentir-se como um doente de HP se sente num dia normal: sem fôlego. Através da promoção de atividade física, o evento que pretende aproximar os cidadãos comuns da realidade destes doentes, vai decorrer em Leiria, no dia 28 de maio, e as inscrições serão gratuitas.
“É nosso dever enquanto Associação que luta por melhorar a qualidade de vida destes doentes, combater essa realidade e alertar para a importância de diagnosticar precocemente a patologia. Isso passa pela promoção de campanhas de sensibilização como a que vamos implementar este ano”, refere Maria João Canas Saraiva, presidente da APHP.
Segundo os especialistas a HP é uma doença subdiagnosticada com forte impacto no tratamento precoce e atempado. Em Portugal, existem cera de 300 pessoas diagnosticadas com HP, sendo que os especialistas acreditam que este número seja superior ao registado.
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments