Primeira fábrica africana de vacinas pode parar por falta de encomendas

13 de Maio 2022

A primeira fábrica a produzir vacinas contra a Covid-19 em África não recebeu encomendas suficientes e poderá parar a produção dentro de semanas, algo que a Organização Mundial de Saúde considera “um fracasso” na luta pela equidade das vacinas.

“[O início da produção de vacinas no continente] foi amplamente saudado como uma grande conquista para a África (…), mas não foi seguido de pedidos. Não recebemos nenhum pedido das grandes agências multilaterais”, disse o diretor para o desenvolvimento comercial estratégico da Aspen Pharmacare na África do Sul, citado pela agência Associated Press.

Stavros Nicolaou disse que a empresa não pode deixar as suas instalações de fabrico em larga escala paradas e, em vez disso, voltará a fabricar anestésicos.

Na sequência da pandemia de Covid-19, a empresa mudou a sua produção e alcançou capacidade para produzir mais de 200 milhões de doses anuais da vacina Johnson & Johnson (J&J) de dose única.

No entanto, a esperada procura não se concretizou.

“A Covax encomendou 2,1 mil milhões de doses de vacinas para a covid-19, mas nem uma foi feita à Aspen ou a qualquer outro fabricante africano”, disse Nicolaou, referindo-se ao programa apoiado pelas Nações Unidas de distribuição de vacinas aos países mais pobres.

O responsável da Aspen classificou como “um pecado capital ter uma valiosa capacidade de fabrico estéril e não a utilizar”.

Nicolaou disse que a falta de encomendas “não é boa para a ambição de África de reduzir a sua dependência de vacinas importadas de 99% para 40%”.

“Se falharmos neste primeiro passo, será mau, não só para a Aspen, mas para todos os que aspirem a fazer vacinas em África”, afirmou.

Numa conferência de imprensa ontem, o responsável da Organização Mundial de Saúde (OMS) para as emergências em África, Abdou Salam Gueye, considerou tratar-se de “um fracasso”, mas afirmou que a organização irá aprender com ele.

Acrescentou que, se as encomendas aumentarem, a fábrica poderá recomeçar a produção relativamente depressa.

“É infeliz que esta fábrica não tenha recebido encomendas suficientes”, disse, recordando que África recebeu dois terços das suas vacinas via Covax e que essas vacinas foram encomendadas pela aliança para as vacinas Gavi.

Gueye lembrou que a Gavi já avisou que não pretende encomendar mais vacinas, já que 30% das doses enviadas para África ainda não foram administradas devido a problemas logísticos persistentes.

Quando foi anunciada, a produção local de vacinas contra a Covid-19 na fábrica da Aspen foi aplaudida como um passo em frente nos esforços do continente para suprir as suas próprias necessidades de vacinas, mas no ano passado surgiram críticas de que a maioria das suas doses estavam a ser exportadas para a Europa, segundo o acordo com a J&J.

Enquanto 70% da população dos países ricos já está totalmente vacinada contra o novo coronavírus, apenas 17% dos 1,3 habitantes de África tem a vacinação completa, segundo estatísticas divulgadas ontem pelo Centro de Controlo de Doenças da União Africana (África CDC).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Coimbra aumenta atividade assistencial na região em 2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra aumentou em 2024 a atividade assistencial na região, comparativamente a 2023, tendo ficado muito próxima de realizar um milhão de consultas e registado mais de cinco mil nascimentos.

Enfermeiros reagem a regime de dedicação plena com petição ao governo

Os enfermeiros que trabalham em Unidades de Saúde Familiar (USF) manifestaram a sua discordância em relação ao regime de Dedicação Plena imposto pelo Governo, através de uma petição promovida pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE). 

Menopausa Precoce em Debate nas FNAC Talks

No passado dia 10 de janeiro, a FNAC de Alfragide recebeu mais uma edição das FNAC Talks, desta vez dedicada ao tema “Fertilidade e Menopausa Precoce”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights