Falta de médicos obriga Hospital Garcia de Orta a ativar plano de contingência nas urgências

17 de Maio 2022

A falta de médicos nos serviços de urgência Obstétrica e Ginecológica do Hospital Garcia de Orta obrigaram à ativação de um plano de continência durante a tarde de segunda-feira e a manhã de hoje.

De acordo com uma nota fixada nas portas desta unidade hospitalar “informa-se as utentes que entre as 13h00 do dia 16/05/22 e as 8h30 do dia 17/05/22 se encontra ativado o plano de contingência na urgência obstétrica e ginecológica do Hospital Garcia de Orta devido à falta de elementos médicos”.

Durante este período o hospital apenas admitiu nas urgências: grávidas em trabalho de parto que não pudessem ser transferidas e utentes com situações emergentes. Os restantes doentes com indicação para internamento seriam transferidos para outro hospital.

Para além da falta de médicos anunciada, no início desta semana semana o Sindicato dos Médicos da Zona Sul alertou que o ataque informático tem colocado em causa os cuidados de saúde dos doentes.

O SMZS explicou em comunicado que “a impossibilidade de acesso à internet impede a realização de diários clínicos, a parametrização de dados clínicos anteriores, da prescrição eletrónica de medicamentos, a obtenção de baixas médicas ou o pedido de exames de diagnóstico.”

O sindicato assegurou que “já houve situações em que a prescrição manual motivou erros”. “Esta situação tem levado médicos, profissionais de saúde e utentes a um grande sentimento de preocupação, desalento e de insegurança, que se deve à falta de resposta do Conselho de Administração, que se escusa num plano de contingência que simplesmente não dá resposta.”

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights