José Roriz Country Manager da Grünenthal Portugal

Medicina Geral e Familiar como ponto de partida para a prevenção e tratamento da dor crónica

05/19/2022

Em Portugal, a dor é a principal condição que leva o doente a procurar os Cuidados de Saúde Primários(CSP). Estima-se que, atualmente, três milhões de portugueses vivem com dor crónica, uma epidemia silenciosa, mas grave e complexa.

Dados do estudo “Chronic Pain Care – Prevalência e Caracterização da Dor Crónica nos Cuidados de Saúde Primários”, promovido pela Grünenthal, revelam que a dor crónica afeta cerca de 33% (1) dos indivíduos seguidos nos CSP. Em média, de acordo com o mesmo estudo, o diagnóstico de
dor crónica demora quatro anos após os primeiros sintomas e a doença provoca um elevado impacto psicológico e emocional nos doentes.

Estas conclusões demonstram o papel basilar da Medicina Geral e Familiar na gestão do doente com dor crónica e a necessidade cada vez maior de encararmos a dor como uma prioridade nos CSP. O médico de Medicina Geral e Familiar é, na maior parte dos casos, o primeiro contacto do doente e a “porta de entrada” no Serviço Nacional de Saúde.

Tendo a capacidade de avaliar o doente globalmente e uma proximidade privilegiada com a comunidade, o seu contributo é decisivo em todas as fases, desde a prevenção ao tratamento da dor. Neste contexto, sublinhe-se ainda a importância da comunicação entre médico e doente, essencial para a definição de objetivos terapêuticos realistas e para uma gestão da dor que permita ao doente manter a sua funcionalidade e qualidade de vida.

Porque acreditamos que é possível melhorar a vida dos doentes com dor e reconhecemos o papel preponderante do Médico de Família na missão de travar a progressão desta patologia, na Grünenthal também continuamos a promover ações formativas e de sensibilização, que apoiem estes profissionais na sua prática clínica diária.

Neste Dia Mundial do Médico de Família, 19 de maio, agradecemos o esforço e a dedicação demonstrados pelos profissionais de Medicina Geral e Familiar, sendo peça-chave na melhoria dos cuidados de saúde de todos os portugueses.

1 Antunes F, et al. Prevalence and Characteristics of Chronic Pain Among Patients in Portuguese Primary Care Units. 2021 Dec;10(2):1427-1437. doi:
10.1007/s40122-021-00308-2. Epub 2021 Aug 28

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This