Abraço e especialistas desenvolvem projeto de avaliação da qualidade de vida de quem vive com VIH

31 de Maio 2022

A associação Abraço e dezenas especialistas internacionais desenvolveram o projeto HIV360 com o objetivo de avaliar os fatores que afetam a qualidade de vida das pessoas que vivem com VIH.

Ao longo de várias reuniões de trabalho, especialistas de todo o mundo, definiram um conjunto de indicadores que, para além da avaliação clínica, permitem avaliar a qualidade de vida das pessoas que vivem com VIH e que devem ser monitorizados ao longo do tratamento (comorbilidades, saúde sexual, saúde mental, perceção do risco, adesão ao tratamento).

O projeto resulta de um desafio lançado pela Abraço à NOVA School of Bussiness and Economics. A iniciativa incluiu doentes com VIH, sessenta especialistas e organizações de 14 países diferentes.

A abraço explica em comunicado que o programa é constituído por duas fases, sendo que a primeira “consistiu no desenvolvimento do questionário HIV360 Standard Set que pretende medir os resultados de saúde dos tratamentos da pessoa com VIH”.

Os especialistas destacam a importância de existir consenso na comunidade do VIH de todo o mundo. “A criação de um consenso é particularmente importante para assegurar que uma comunidade mundial do VIH, tão grande quanto possível, está disponível para medir os mesmos indicadores, comparar os resultados obtidos, adotar as melhores práticas no terreno, e participar num processo de aprendizagem em que todos os membros da comunidade aprendem uns com os outros”.

O desenvolvimento da primeira fase do Programa HIV360 contou com o financiamento da Gilead Sciences e com o apoio institucional da Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da Sida (APECS) e Núcleo de Estudos da Doença VIH (NEDVIH).

“Pretende-se agora dar seguimento ao projeto através da implementação da segunda fase que contempla a implementação do HIV360 Standard Set no terreno, seguida da fase da aprendizagem.”

“Garantir uma avaliação 360º de cada pessoa, permitirá uma maior participação das pessoas que vivem com VIH nos processos de tomada de decisão em saúde e uma maior ajuda e aconselhamento”, destaca a Abraço.

Os resultados obtidos pelo Programa HIV360 vão ser apresentados esta quarta-feira às 15h na Nova School of Business and Economics, em Carcavelos.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights