Vietname anuncia primeira vacina contra a peste suína africana

2 de Junho 2022

O Vietname anunciou ter desenvolvido, em parceria com investigadores norte-americanos, a primeira vacina a ser administrada em porcos para combater a peste suína africana.

Na sexta-feira, as autoridades vietnamitas deverão emitir uma autorização de comercialização da vacina apenas para o Vietname.

Mas Hanói quer também comercializar o produto no estrangeiro para ajudar os países onde a epidemia está a causar perdas económicas.

“A produção da vacina é um acontecimento histórico (…). O nosso objetivo é também a exportação”, disse, na quarta-feira, o vice-ministro da Agricultura vietnamita, Phung Duc Tien, sem apresentar um calendário para a exportação nem uma estimativa da capacidade de produção do Vietname.

A peste suína africana, inofensiva para os humanos, mas devastadora para o gado, foi detetada pela primeira vez no Vietname, em fevereiro de 2019. Desde então, o país teve de abater milhões de cabeças.

Nenhuma vacina comercial esteve até agora disponível em todo o mundo para prevenir a doença.

A vacina vietnamita tem sido desenvolvida desde 2020 em parceria com peritos norte-americanos e foram realizados cinco ensaios clínicos.

“A sua duração de imunidade é de seis meses”, disse Phung Duc Tien.

A segurança e a eficácia do produto foram confirmadas pelo Serviço de Investigação Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, salientou.

Embora o surto de peste suína tenha diminuído no Vietname, a doença continua a causar estragos em algumas partes do mundo.

Entre janeiro de 2020 e abril passado, foram comunicados mais de 1,1 milhões de casos em 35 países dos cinco continentes em suínos domésticos, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights