África do Sul elimina as últimas medidas restritivas em vigor no país

23 de Junho 2022

O Governo sul-africano confirmou hoje a remoção das últimas medidas contra a Covid-19, incluindo a exigência de usar máscaras nos espaços interiores e de apresentar provas de vacinação ou um teste PCR negativo para entrar no país.

A mudança de política foi analisada na quarta-feira à noite e pormenorizada hoje pelo ministro da Saúde, Joe Phaahla, após dias de especulação no país sobre o assunto.

“Hoje é um dia histórico, porque atingimos um ponto de viragem desde o surto da covid-19, no mundo e no país”, disse Phaahla.

A decisão de levantar as últimas restrições sanitárias – as outras tinham sido levantadas até ao final de março – foi tomada depois de se terem notado as consequências ligeiras da última vaga de infeções no país (entre abril e junho).

“A covid-19 não desapareceu, ainda está connosco, mas somos mais fortes do que antes, especialmente com a vacinação”, disse o ministro.

Além de eliminar a utilização obrigatória de máscaras faciais nos espaços interiores e os requisitos sanitários para a entrada no país, o levantamento das restrições inclui também as últimas medidas de limitação de capacidade.

Apesar do otimismo sobre a situação da Covid-19, a África do Sul tem apenas um terço da sua população vacinada.

No entanto, estima-se que os níveis de proteção contra infeções anteriores entre a população sul-africana sejam elevados, de acordo com inquéritos de anticorpos, com um grande volume de casos não registados.

Os números oficiais colocam o total de infeções no país em quase quatro milhões, com pouco mais de 100.000 mortes, fazendo da África do Sul a nação africana mais duramente atingida pela pandemia.

Na mesma conferência de imprensa, o ministro da Saúde informou que a África do Sul detetou o seu primeiro caso local de Monkeypox num homem de 30 anos, sem registo de viagens ao estrangeiro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights