IL avisa que sem reformas o que se dirá em breve é que “o PS afundou o SNS”

30 de Junho 2022

O presidente da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, avisou hoje que, se o Governo continuar sem fazer mudanças e reformas profundas na saúde, aquilo que se dirá em breve é que “o PS afundou o SNS”.

A IL agendou para hoje um debate no parlamento intitulado “SOS SNS” e apresentou cinco iniciativas legislativas, debate em que está presente a ministra da Saúde, Marta Temido, e para o qual Chega, BE, PCP, PAN e Livre arrastaram os seus diplomas sobre o tema.

“Este debate de hoje mostra que há alternativas e que é possível responder ao SOS mesmo antes de reformar estruturalmente o sistema, mas já sabemos que hoje o PS vai assobiar para o ar, vai estar entretido nas brigas internas, vai fingir que está tudo bem e vai usar fórmula que a máquina de propaganda mandou usar: foi o PS que fundou o SNS”, disse João Cotrim Figueiredo.

Se continuar assim, segundo o deputado liberal, “sem mudanças e sem reformas” na saúde em Portugal, o que se irá “dizer em breve é que o PS afundou o SNS”.

“É um péssimo sinal que no dia em que a Assembleia da República dedica uma agenda totalmente ao tema da saúde, o país político e mediático esteja entretido com o triste espetáculo das lutas internas do PS e com as brigas dentro de um Governo de maioria absoluta que está em colapso escassos três meses depois de tomar posse porque o colapso que verdadeiramente interessa aos portugueses que seja discutido é o colapso do SNS”, lamentou, referindo-se ao caso que marca o dia devido à decisão sobre o novo aeroporto.

Na análise de João Cotrim Figueiredo, “o caos das últimas semanas é um autêntico grito de alerta, é de facto um SOS”.

“Quem decidir não responder a este SOS, quem ignorar os crescentes sinais de rutura do sistema ao longo dos últimos anos, quem não quiser reformar o SNS será corresponsável por este colapso”, alertou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights