O estabelecimento desta parceria prevê o reforço, a valorização e o alargamento da capacidade institucional e de desenvolvimento de ofertas formativas ao nível do ensino, da investigação e do desenvolvimento das componentes de prestação de cuidados de saúde e de cuidados continuados integrados.
As duas instituições pretendem que os estudantes dos diferentes ciclos de estudos da área das ciências da saúde tenham acesso a uma formação profissional e académica plena, capaz de assegurar uma interligação entre a prática e as atividades de ensino, formação e investigação, com recurso a valores como a solidariedade, a cooperação institucional e a partilha de responsabilidades, numa ótica de reciprocidade, proximidade e confiança.
“Este é mais um passo dado pela Universidade Europeia no investimento que tem feito na área das Ciências da Saúde em Portugal (tecnologia, inovação, capital humano e novos programas). Podermos estar associados a uma instituição com a dimensão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é reforçar o nosso papel, enquanto instituição do Ensino Superior, enquanto instituição de conhecimento, na dinamização do crescimento económico e social do nosso país”, destaca a reitora da Universidade Europeia. Hélia Gonçalves Pereira acredita que “as duas instituições, com competências diferentes, mas juntas, permitirão a partir de hoje elevar ainda mais a qualidade e eficiência do ensino superior”.
“A Saúde é um dos pilares basilares da ação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, providenciando diariamente diferentes valências à população, através dos seus serviços de proximidade, clínicas e hospitais, sem esquecer a vertente da investigação, com a atribuição das maiores bolsas nacionais na área das neurociências, e a componente do ensino, através da Escola Superior de Saúde do Alcoitão. É por isso que esta parceria com a Universidade Europeia na área das Ciências da Saúde surge com toda a naturalidade e pertinência, tendo a Santa Casa a expetativa de poder criar novas sinergias entre as duas entidades, através da partilha de conhecimento e experiência”, diz Edmundo Emílio Martinho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
PR/HN/RA
0 Comments