Inglaterra testa regras para limitar riscos de doenças degenerativas no cérebro

18 de Julho 2022

A Federação Inglesa de Futebol (FA) pretende diminuir os riscos de doenças degenerativas no cérebro provocadas pelos sistemáticos cabeceamentos, pelo que vai proibir, provisoriamente, este gesto técnico nos jogos sub-12, para posteriormente os tornar definitivos.

“Se o teste for bem-sucedido, o objetivo é eliminar permanentemente os cabeceamentos para todos os jogos de sub-12 e escalões inferiores a partir da temporada 2023/24”, especifica a FA em comunicado.

Vários estudos têm relacionado os cabeceamentos na bola com uma maior tendência de sofrer doenças degenerativas no cérebro: no caso dos futebolistas profissionais, os riscos são três vezes e meia superiores ao cidadão comum.

Nos últimos anos, os campeões do mundo pela Inglaterra em 1996, Nobby Stiles e Jack Charlton – irmão de Bobby Charlton, que padece de demência –, faleceram devido a doenças degenerativas supostamente relacionadas com os repetidos ‘golpes’ de cabeça durante a carreira de futebolista.

A IFAB, organismo que define as leis do jogo de futebol, já aprovou este teste da FA, que o vai colocar em prática nos seus centros de treinos, nos clubes e diferentes escolas de futebol do país, bem como nas diversas competições jovens.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

No Results Found

The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights