MP deduz sete acusações por burlas à ADSE

20 de Julho 2022

O Ministério Público (MP) anunciou hoje que acusou sete arguidos, dos quais duas empresas e cinco singulares, por crimes de burla e falsificação, sendo uma das sociedades suspeita de beneficiar da ADSE em mais de 68 mil euros.

Uma nota hoje publicada no ‘site’ da Procuradoria-Geral da República acrescenta as duas empresas e dois dos arguidos estão acusados de um crime de burla qualificada e 24 de falsificação de documentos.

A acusação refere que uma das sociedades arguidas celebrou um contrato com a ADSE para prestação de cuidados de saúde na área da medicina física e de reabilitação e que, aproveitando o acordo, um dos gerentes de uma das sociedades arguidas, entre novembro de 2015 e o mesmo mês de 2016, comunicou aos serviços do Estado atos de fisioterapia que não tinham sido prestados.

A acusação acrescenta que os utentes da ADSE beneficiaram apenas de “aulas de ginástica e de dança como se de atos médicos de fisioterapia se tratassem, com imputação dos respetivos custos à ADSE a título de cuidados de saúde de Medicina Física e de Reabilitação e/ou Fisioterapia”.

Para consumar a burla, este arguido terá combinado com outra arguida, uma médica fisiatra, o preenchimento de prescrições para aqueles atos falsificados.

Ainda com base na acusação, no período em causa, a ADSE pagou à sociedade arguida o valor global de 68.809,60 euros.

A acusação sustenta que, desse valor, pelo menos 19.518,60 euros “resultaram da faturação que o arguido remeteu à ADSE para comparticipação respeitante a 23 beneficiários cujas prescrições médicas de tratamentos de fisioterapia não correspondiam à realidade e que nunca se concretizaram”.

Assim, o Ministério Público requereu perdidas a favor do Estado as quantias monetárias de que os arguidos se apropriaram, em prejuízo da ADSE.

A investigação foi dirigida pelo Ministério Público do DIAP de Lisboa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights