Hospital de Santo António e Ministério da Saúde lançam laboratório em saúde digital

28 de Julho 2022

O Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) lançaram um laboratório para desenvolver soluções digitais na área da saúde que poderão vir a ser replicadas noutros hospitais, foi anunciado na quarta-feira.

Em comunicado, o CHUP salienta que o laboratório, “pioneiro” em Saúde Digital, permitirá dar “saltos qualitativos”, ao promover a criação de tecnologias inteligentes no serviço de cidadãos e profissionais.

A inovação tecnológica “tem permitido aumentar a qualidade nas respostas”, salienta o Hospital de Santo António, lembrando que as tecnologias de última geração “criam valor extra aos utentes e profissionais, mas também aos parceiros e prestadores de serviços”.

Com o lançamento do laboratório, as equipas do Hospital de Santo António e dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) estão já a trabalhar no desenvolvimento de novas soluções.

Citado no comunicado, o presidente do Conselho de Administração do SPMS, Luís Goes Pinheiro, destaca a “baixa utilização” das soluções tecnológicas que têm sido colocadas à disposição dos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas também o papel que o CHUP tem desempenhado na implementação destas soluções tecnológicas.

“O Hospital de Santo António é um exemplo no que toca à transição digital da saúde e tem a coragem de ser pioneiro na aplicação de modelos que são depois replicados noutros hospitais”, observa.

Também o presidente do Conselho de Administração do CHUP, Paulo Barbosa, salienta que este é “mais um passo na integração dos projetos de Saúde Digital num ecossistema amplo, nacional e de caráter estruturante”.

Neste momento, decorrem já iniciativas em diversas áreas, como da cirurgia vascular, cardiologia e enfermagem obstétrica, que tem tido “impacto na vida dos utentes” e “ganhos quantificáveis em saúde”.

Já a teledermatologia permitiu evoluir para projetos de âmbito “mais abrangente e intimamente interligados com projetos de investigação”, como o GLIA do serviço de neurocirurgia, que foi distinguido, em 2021, com o prémio do “Boehring Ingelheim Award for innovation in Healthcare”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This