SRCOM organiza ciclo de debates com o tema “E a ética? – Encontros e Desencontros…”

2 de Setembro 2022

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) organiza e promove o ciclo de debates "E a ética? - Encontros e Desencontros...". As sessões decorrem em setembro e outubro.

“Ao longo de seis sessões, todas as quintas-feiras, das 21h30 às 23h00, será desenvolvido um tema diferente, contando com a perspetiva e reflexão de ilustres palestrantes que irão fazer uma reflexão ética sobre várias questões clínicas, atuais e emergentes”, explica a ordem em comunicado.

A primeira sessão decorre no dia 8 de Setembro e contara com a abertura do presidente SRCOM, Carlos Cortes. Neste dia, o tema “Medicina baseada na evidência, na tecnologia ou na experiência?” será abordado por Henrique Martins, João Pedroso Lima e Helena Donato.

A segunda sessão, no dia 15 de setembro – Dia do Serviço Nacional de Saúde – terá como tema de debate “Há que saber quando parar! Decisão de limitação terapêutica”. Com moderação de Alexandra Dinis e Paula Casanova, nesta palestra serão oradores Cândida Cancelinha, Catarina Monteiro e Lèlita Santos.

Com o tema “Eu quero falar! O Consentimento informado em idade pediátrica”, no dia 22 de setembro, este ciclo de debates contará com a participação de Margarida Silvestre, Rita Gonçalves e André Dias Pereira. Serão moderadores Manuel João Brito e Alexandra Dinis.

A quarta sessão do curso terá como temática “Quem cala consente? As vítimas de violência doméstica”, contando com a participação de Bárbara Santa  Rosa, João Redondo e Cláudia Cruz Santos. A moderação desta sessão, que decorrerá a 29 de setembro, estará a cargo de Margarida Silvestre e Rita Marques.

Depois de duas semanas de pausa, a quinta sessão abordará a temática “Better than well! Da cura à potenciação…” no âmbito da qual serão oradores Miguel Castelo-Branco, Jorge Saraiva e Bárbara Santa Rosa. Este debate, que decorrerá a 20 de outubro, terá a moderação de Teresa Lapa e Miguel Bajouco.

Na semana seguinte, a última sessão, no dia 27 de outubro, será a vez de abordar o tema “Off Label. Quem não arrisca…”, no âmbito do qual serão oradores Pedro Narra Figueiredo, Manuel João Brito e Francisco Batel Marques. Este debate terá a moderação de Carlos Fontes Ribeiro e Teresa Lapa.

O ciclo de debates irá decorrer na Sala Miguel Torga da Ordem dos Médicos, em Coimbra, com entrada livre e aberto a médicos e a “todos aqueles que possam ter interesse nestes temas.”

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights