Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde promove e-book dedicado aos jovens

5 de Setembro 2022

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), em parceria com a agência de comunicação ‘Miligrama – Comunicação em Saúde’, lançou o livro digital “A Literacia em Saúde e os Jovens”.

O livro apresenta-se como uma ferramenta de promoção e reflexão acerca de desafios e estratégias para aumentar a literacia em saúde dos jovens portugueses, especificamente na sua relação com o acesso, compreensão e uso dos recursos de saúde.

“Este e-book reúne um conjunto vasto de especialistas que debateram várias alternativas, intervenções e reflexões direcionadas aos jovens. É útil para o segmento a quem se dirige, os jovens, como material académico de partilha nas Universidades, mas também para os pais, para outros educadores, para os que legislam”, refere a presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, Cristina Vaz de Almeida.

Com chancela digital da editora Ponteditora e design ‘Miligrama – Comunicação em Saúde’, o e-book, com coordenação de Cristina Vaz de Almeida, materializa-se no seguimento do webinar “Os Jovens e a Literacia em Saúde: Que Desafios?”, realizado a 16 de maio, no âmbito da Semana Europeia da Saúde Pública, que decorreu de 16 a 20 de maio.

“A saúde dos jovens é uma saúde que deve ter em conta o perfil destas gerações Millenial, Gen.Z e Alpha para enquadrar os jovens dos 12 aos 25 anos. São gerações que nasceram dentro do mundo plenamente digital, navegam muito facilmente, acedem facilmente, mas têm questões e problemas relacionados com a seleção, triagem, reconhecimento de fontes credíveis. Esta realidade é trazida à colação neste e-book, agora lançado. Devemos reconhecer os perfis destes públicos para depois avançarmos para estratégias e políticas, e, por isso, a Literacia em saúde é fundamental”, frisa ainda a responsável.

“O trabalho em parceria resulta sempre melhor. Em boa hora associamo-nos à ‘Miligrama – Comunicação em Saúde’ para este projeto e a especialistas em literacia em saúde e interessados na temática. Concentramos, assim, neste e-book, muitas pistas válidas e sólidas que nos apresentam esta geração de pessoas mais novas e a sua relação com a saúde”, completa a especialista em literacia em saúde.

Patrícia Martins, enfermeira e vice-presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, Diogo Franco Santos, médico de Medicina Geral e Familiar do Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Central e sócio da SPLS, e Paula Taborda, enfermeira do USCP de Alcochete, estão entre os profissionais de saúde e investigadores portugueses que participam no e-book.

“A Ponteditora tem por missão a produção e difusão de investigação técnica e científica em língua portuguesa. Para o efeito, edita em formato de revistas, jornais, livros, entre outras publicações impressas e em linha. É neste âmbito que surge a parceria entre a SPLS e a Ponteditora, no sentido de divulgar conhecimento numa área de significativa importância para a sociedade como é a literacia em saúde”, afirma Eduardo Leite, presidente da Ponteditora.

Pode encontrar o e-book no site da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde e no site da Ponteeditora.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights