Ministro da Saúde rejeita conflito de interesses por ser casado com bastonária

27 de Setembro 2022

O ministro da Saúde afirmou na segunda-feira que não há conflito de interesses por ser casado com a atual bastonária da Ordem dos Nutricionistas, dizendo que a tutela daquele organismo está delegada à secretária de Estado da Promoção da Saúde.

“Com franqueza não me parece que isso exista. Não tenho nenhuma dúvida que esta senhora secretária de Estado vai exercer essa função de tutela”, disse Manuel Pizarro, à margem das comemorações do Dia do Farmacêutico, em Sintra, no distrito de Lisboa.

Sabendo do possível conflito de interesses, Manuel Pizarro explicou que tomou a “medida (…) mais adequada”, que foi confiar a função de tutela da Ordem dos Nutricionistas em Margarida Tavares”.

“(…) Desde que tomei posse, enquanto ministro, estou ciente de que, havendo uma função de tutela administrativa das ordens profissionais, (…) esse risco de conflito de interesses existe e tomei a medida que me parece a mais adequada que é ter decidido, desde o primeiro momento, que delegaria essa função de tutela sobre a Ordem do Nutricionistas na senhora secretária de Estado da Promoção da Saúde”, realçou.

Questionado sobre as razões de o nome de Margarida Tavares ainda não estar em Diário da República, o governante indicou que “foi preciso aguardar pela posse dos secretários de Estado”, para depois “organizar todo o processo da delegação de poderes”.

“Até se dá o acaso feliz de que há uma secretária de Estado da Promoção da Saúde. Acho que a tutela da Ordem dos Nutricionistas fica bem entregue à secretária de Estado da Promoção da Saúde”, reiterou, ressalvando que “seguramente não vai passar por um despacho do senhor ministro [da Saúde]”.

“Se a tutela for da secretária de Estado não tem de passar pelo ministro”, sublinhou.

As declarações de Manuel Pizarro surgiram após terem sido veiculadas notícias a darem conta de que o governante pode estar a incorrer num conflito de interesses, por ser casado com a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento.

A Ordem dos Nutricionistas foi criada em 2011, tendo contado com a aprovação do atual ministro da Saúde, que, na ocasião, ocupava o cargo de secretário de Estado da Saúde.

Também, Alexandra Bento foi a única bastonária das ordens profissionais da saúde presente na tomada de posse de Manuel Pizarro, em 10 de setembro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This