Estudo internacional avalia os serviços de saúde

30 de Setembro 2022

O estudo PaRIS está a ser promovido pela Direção-Geral da Saúde e foi desenvolvido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Este estudo irá ajudar a melhorar os cuidados de saúde que lhe são prestados e também irá incentivar os sistemas de saúde a tornarem-se mais centrados nas pessoas. Este é um estudo realizado a nível internacional e irá permitir a comparação de diferentes sistemas de saúde.

O acesso e a qualidade dos serviços de saúde, a capacitação do utente na gestão dos seus problemas de saúde, o impacto da pandemia COVID-19 no acesso e a qualidade de vida, bem como o bem-estar físico e psicológico, são alguns aspetos que estarão em avaliação neste estudo.

Uma amostra de profissionais de saúde e de utentes será convidada a participar através de uma seleção aleatória de todos os utentes com mais de 45 anos que tiveram contacto com o centro de saúde/a unidade de saúde nos últimos seis meses. Se foi selecionado poderá participar preenchendo o questionário disponibilizado online ou em papel. O questionário terá perguntas relativas à experiência vivenciada no contato com o seu centro de saúde e aos resultados mais valorizados pelos utentes.

Estão envolvidos neste projeto a  Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade NOVA de Lisboa (parceiro académico).

SNS/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

Investimento de 4 milhões em saúde nos Foros de Amora

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora arranca a 10 de abril na Quinta da Charnequinha. Este equipamento estratégico, com capacidade para 28 mil utentes e um custo de 4 milhões de euros, visa reduzir desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights