Este estudo irá ajudar a melhorar os cuidados de saúde que lhe são prestados e também irá incentivar os sistemas de saúde a tornarem-se mais centrados nas pessoas. Este é um estudo realizado a nível internacional e irá permitir a comparação de diferentes sistemas de saúde.
O acesso e a qualidade dos serviços de saúde, a capacitação do utente na gestão dos seus problemas de saúde, o impacto da pandemia COVID-19 no acesso e a qualidade de vida, bem como o bem-estar físico e psicológico, são alguns aspetos que estarão em avaliação neste estudo.
Uma amostra de profissionais de saúde e de utentes será convidada a participar através de uma seleção aleatória de todos os utentes com mais de 45 anos que tiveram contacto com o centro de saúde/a unidade de saúde nos últimos seis meses. Se foi selecionado poderá participar preenchendo o questionário disponibilizado online ou em papel. O questionário terá perguntas relativas à experiência vivenciada no contato com o seu centro de saúde e aos resultados mais valorizados pelos utentes.
Estão envolvidos neste projeto a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade NOVA de Lisboa (parceiro académico).
SNS/HN
0 Comments