OSTOBER.ORG lança petição para criar Dia Nacional da Pessoa com Ostomia

5 de Outubro 2022

O movimento OSTOBER.ORG, que visa alterar perceções e eliminar preconceitos, lançou este mês uma petição pública para a criação do Dia Nacional do Ostomizado.

Lançado em 2021, o movimento OSTOBER.ORG segue com o mesmo objetivo de dar voz às pessoas com ostomia. Criado pela Convatec, em parceria com a Associação ANOXV, este movimento visa alterar a perceção e eliminar preconceitos sobre a ostomia e a pessoa com ostomia.

O movimento defende que a criação oficial do Dia Nacional do Ostomizado é essencial, por isso lançou uma petição pública no Dia Mundial (1 de outubro).

“Valéria Pinheiro, fundadora e presidente da direção da ANOXV – Associação Nacional de Ostomizados, tem alcançado muitos direitos em conjunto com profissionais de saúde e a sociedade civil. No entanto, esta comunidade, que em Portugal se estima ser de 15 mil pessoas com tendência a crescer, esconde muitas vezes a sua condição, por medo de ser alvo de preconceito e rejeição, única e exclusivamente, por desconhecimento do que é uma ostomia”, lê-se no comunicado de imprensa.

“O desconhecimento gera preconceito e exclusão, por isso, criar o Dia Nacional da Pessoa com Ostomia vai trazer condições para eliminar definitivamente o desconhecimento da sociedade portuguesa sobre o que é a ostomia”, assegura Valéria Pinheiro.

Este ano, o movimento OSTOBER.ORG “entra numa nova fase, criando uma resposta inovadora procurando atender às necessidades das Unidades de Saúde, Profissionais de Saúde e Pacientes: apoiar o momento da alta hospitalar com um acompanhamento de proximidade”, de acordo com o comunicado.

No dia 22 de outubro, em Lisboa, vai ser apresentado o Programa +Contigo, de formação de mentores, resultado da criação de uma equipa de trabalho composta por profissionais de saúde na área da estomaterapia, a Associação ANOXV e a Convatec. Outro elemento de ajuda ao paciente na fase pós cirurgia será o Guia Renascer – um documento que reúne prática clínica, com linguagem adequada ao paciente, e que pretende apoiar desde a preparação para a cirurgia até ao pós-operatório e regresso à rotina.

Paralelamente, o Movimento traz de novo a Lisboa a exposição de fotografia OSTOBER.ORG, entre os dias 3 e 10 de outubro, no átrio da receção principal do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca. Da autoria do fotógrafo Ricardo Pereira da Silva, a exposição interativa conta a história de nove pessoas com ostomia, enfermeiros de estomaterapia e cuidadores informais, que partilham testemunhos através de vídeo, acessível por código QR junto da fotografia. A exposição já esteve patente em Lisboa, Porto e Amarante, iniciando em outubro um percurso itinerante por vários hospitais do país, até ao fim do ano, de forma a sensibilizar a sociedade civil para esta realidade.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

México apreende mais de 400 mil doses de fentanil em Jalisco

O México apreendeu hoje mais de 400.000 comprimidos de fentanil e seis toneladas de material químico para produzir esta droga sintética, a escassas semanas de Donald Trump tomar posse como Presidente dos Estados Unidos.

ONU alerta para aumento da fome no Sudão

A fome instalou-se em cinco novas regiões do Sudão devastado pela guerra, segundo um relatório publicado hoje pelo sistema de Classificação das Fases da Segurança Alimentar (IPC) utilizado pelas agências das Nações Unidas.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights